segunda-feira, 3 de maio de 2010

Urânio no Brasil

Reportagem do site da Info Exame.

Reservas de Urânio

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil ocupa o 7º lugar em volume de reservas de urânio, combustível utilizado nos reatores nucleares. Ao todo são 278,7 mil toneladas, que correspondem a 6% da reserva mundial. A maior reserva do país fica em Caetié (BA) e possui 100 mil toneladas, quantidade suficiente para abastecer todo complexo de Angra (1, 2 e, a partir de 2014, 3) durante 100 anos.

O físico Antonio Mazzaro, superintendente de Angra 2, frisa que o volume total das reservas de urânio disponíveis no país ainda é incerto. "Não exploramos o potencial em sua totalidade, é possível que se tenha muito mais do que esse número".

A extração do minério é feita no Brasil pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que é responsável por todo o método de transformação do urânio em elemento combustível, utilizado em Angra 2. Dentre as etapas, apenas a parte de enriquecimento, cujo valor é de 35% do processo total, ainda não é realizada no país em escala industrial.

A INB estima que, até 2014, o Brasil estará preparado para realizar todo o ciclo de produção. Atualmente, o enriquecimento do urânio é feito na Europa.

No Brasil, as usinas nucleares são administradas pela Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás. De acordo com a instituição, até 2030 estão previstas mais quatro instalações nucleares, segundo o Plano Nacional de Energia. Serão duas unidades no Nordeste e outras duas na região Sudeste, ainda em fase de planejamento.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/comissao-quer-ouvir-pre-candidatos-sobre-cod-03052010-38.shl

Nenhum comentário: