domingo, 10 de julho de 2011

Exercícios de vestibular. Energia

Exercícios de vestibular.
1-(PUCRIO) O relatório bianual de Desenvolvimento Humano (2007/2008), lançado pelo PNUD, teve como título “Combater as Alterações Climáticas: solidariedade humana num mundo dividido”, indicando o caminho a ser trilhado pelos países para a promoção do desenvolvimento humano.
Sobre o relatório, é correto afirmar que:
a)os aspectos ambientais ganham força nas políticas para o desenvolvimento humano, ligando-se a qualidade de vida nas sociedades à preservação da natureza.
b) o desenvolvimento tem que ser combatido nas sociedades globais para que sejam revertidas as crises humanitárias a que os povos estão submetidos na atualidade.
c) as questões ambientais perderam o foco para o desenvolvimento da qualidade de vida, desde o fim da geopolítica da Guerra Fria e o advento da Globalização.
d) as mudanças climáticas globais foram reduzidas e hoje, na atual Ordem Mundial, as sociedades têm a chance de promover o bem estar em seus países.
e) a reversão da crise ambiental da atualidade poderá transformar as problemáticas sociais, já que as alterações climáticas são a raiz de toda desigualdade.

2-(UEG)

Invadindo espaços

As cidades que antes serviam para abrigar os cidadãos, hoje são o ambiente típico dos automóveis.
Nos países em desenvolvimento, a ação do poder público em favor do automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez mais difícil para os moradores das cidades viver com um mínimo de conforto sem um automóvel particular. Só os que, em razão do seu padrão de renda, não podem almejar ter um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público. Neles perdem várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos de vida.
Se as condições fossem outras, se o transporte público fosse mais eficiente, menor seria a parcela de renda que boa parte da população precisa reservar para compra e manutenção de um carro particular, menores seriam as demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam as disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo lazer, e maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a qualidade de vida de uma população.

OKUBARO, Jorge J. O automóvel, um condenado? São Paulo: Senac, 2001. p. 52-53. (Adaptado).

De acordo com a análise do texto acima, é CORRETO afirmar:
a) a baixa tarifa do transporte urbano é um incentivo ao trabalhador, independentemente do tempo gasto para o deslocamento entre a casa e o trabalho, o que resulta em ganho no orçamento no final do mês.
b) a qualidade do transporte coletivo urbano, fruto de estratégias de planejamento, acaba por estimular a utilização do transporte coletivo, diminuindo o número de veículos nos grandes centros urbanos.
c) a crescente preocupação com o planejamento urbano pelos órgãos oficiais do governo tem trazido melhorias na condução do tráfego e a diminuição dos custos na infraestrutura viária.
d) o elevado custo, os problemas de congestionamento das grandes cidades (ônibus, automóveis, caminhões) são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica nos centros urbanos, ocasionando a redução na qualidade de vida da população.

3-(UFAL) A civilização industrial, como se encontra hoje organizada, está se chocando frontalmente com o sistema ecológico do planeta” (Al Gore, no livro “A terra em balanço”). Essa frase de Al Gore nos faz pensar que o modelo atual de desenvolvimento não é capaz de satisfazer as gerações atuais e compromete as gerações futuras. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:



1) o desenvolvimento sustentável responde às necessidades do presente, sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades.
2) o cooperativismo poderá ser um importante instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável; é uma forma de estruturação do capital social.
3) o cooperativismo, além de fortalecer a democracia, volta-se para o desenvolvimento sustentável local.
4) nenhum país desenvolvido da modernidade sacrificou o seu desenvolvimento econômico original em função da consciência de que os recursos naturais são finitos.
5) existe uma necessidade imperiosa de os países industrializados reduzirem o seu consumo e seu impacto desproporcional na poluição da Biosfera.

Estão corretas:

a) 1 e 4 apenas
b) 1 e 5 apenas
c) 2 e 4 apenas
d) 1, 2 e 3 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

4-(UERJ)



A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais.

A principal consequência sobre o meio ambiente resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é:

a) acentuação do fenômeno da Ilha de Calor
b) aceleração do processo de desmatamento
c) agravamento do aquecimento global
d) aumento da destruição do ozônio estratosférico

5-(PUCSP) Observe e leia com atenção:


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“O Brasil vai apresentar uma meta ousada de redução de emissões de gases de efeito estufa na reunião da COP-15, em dezembro, com corte de 80% do desmatamento na Amazônia (redução de cerca de 580 milhões de toneladas de CO²) e propostas de redução de emissões nas áreas de energia, siderurgia e agropecuária.”

(Ministério do Meio ambiente. Governo fecha proposta sobre clima no dia 14 de novembro. In: http://www.mma.gov.br, acesso em 05/11/2009)

Considerando-se essa notícia pode-se afirmar que

a) o Brasil já colocou em andamento uma ação de redução do desmatamento, com leis e fiscalização rigorosas, que restringem o plantio da soja e da cana na Amazônia e em outros biomas.
b) a redução nas emissões na área de energia pode-se dar com a ampliação do uso do etanol,
assim como com a ampliação do investimento em hidroeletricidade.
c) a postura do Brasil representa muito pouco em 2 termos de redução da emissão de CO , pois o que prevalece no país é a postura de sempre, favorável a um desenvolvimento a qualquer custo.
d) o Brasil está sofrendo pressão das potências 2 para reduzir a emissão de CO , já que elas estão fazendo esforços significativos nessa direção, o que vai diminuir o poder de concorrência delas no
mercado internacional.
e) na área de siderurgia, a diminuição da emissão está associada ao aumento do uso de carvão mineral na produção de aço para com isso diminuir o uso de carvão vegetal, fato gerador de desmatamento acelerado.

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