quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama e América Latina.


A vitória de Barak Hussein Obama ao cargo de presidente dos EUA deve ser visto como um marco para a sociedade daquele país como um ponto de partida para um novo tempo. Um tempo em que a diversidade racial deve ser entendida e respeitada. Após anos de lutas e preconceitos um negro chegando ao cargo mais poderoso do mundo é realmente algo para se comemorar.
Obama é o ator perfeito. Moderno, usou as mídias em seu favor (e bem!) e tornou-se um belo produto para os consumidores. Elegante, de fala correta, conseguiu atingir seu objetivo sem "derrapar" em nenhuma curva ou obstáculo, ao contrário do seu oponente, Jonh mcCain.
Para o oriente médio e as questões de paz a vitória pode ser bem proveitosa. Tomara se confirme a vontade de resolver de uma vez principalmente a criação do Estado palestino.
Para a América latina, talvez, uma atenção especial para a nossa região, principalmente para a questão do etanol brasileiro. A ativação da quarta frota naval por George W. Bush ainda nos é uma atitude antipática que precisa ser apagada, mas o nacionalismo americano não deve ser diferente com seu sucessor, visto que o seu slogan "nós podemos" é a continuação da ideologia daquele país.

Foto http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/obamapresidente/

Nenhum comentário: