domingo, 3 de maio de 2009

Bolsa família

Matéria de "O Globo" neste domingo comenta os avanços e os ranços do programa "Bolsa família" do governo federal, e os números são realmente impressionantes. Não foi a toa que Barack Obama e Bono Vox disseram que o Lula "é o cara!", cada um a sua forma, mas com bastante conhecimento de causa e razão.

O fato é que o programa fez a sua maneira, mesmo que de início modesta uma distribuição mais rápida de renda aos que necessitavam e ainda necessitam de forma direta e obtenção de renda. São locais muitas vezes remotos e sua população vive sem nenhuma perspectiva de melhoria. Essa renda mesmo pequena é quem movimenta milhares de municípios Brasil á fora.

Em números relativos, o Maranhão é o campeão. Cerca de 59% dos seus habitantes recebem o benefício,e a cidade de Junco do Maranhão tem impressionantes 95,7% dos moradores como beneficiários.
É seguido por Piauí, com 58,7%, Alagoas(do magnífico Fernando Collor de Mello)com 57,6%. Depois vem Paraíba, Ceará, Pernambuco e Bahia; todos da região Nordeste do país.

Em números absolutos vem da Bahia o maior número de beneficiários. São quase sete milhões de habitantes que vivem da renda federal, 49,3% da população do Estado, quase a soma de Rio de Janeiro(2,5 milhões) e São Paulo(4,9).

Os que menos recebem são Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e o DF. Aí em termos percentuais.

A Ação é positiva, embora para algumas pessoas seja extremamente populista e curral de votos sendo formado para 2010. O maior problema é de fato os políticos locais que tendo uma população mal informada e educada tiram proveito da situação.

Será muito proveitosa se investimentos em educação vierem juntos com essa ação afirmativa, uma vez que só a mesma é capaz de salvar essas populações da vida dependente de verbas governamentais para sempre. Sem professores bem pagos e motivados será praticamente impossível manter a pedra lançada de forma certeira rumo ao crescimento destas populações no sentido do resgate da dignidade e da cidadania plena.

Sendo populistaou não,não há retorno. Temos de seguir em frente.

Um comentário:

BW disse...

O Bolsa Família é um programa do governo federal de não convenção que mal da para tapar o buraco do dente da maioria da população. Não convém ao governo investir em educação,qualificar e capacitar todos para o mercado de trabalho. Senão não sobra dinheiro pra fazer castelo.