sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Darwinismo social.

O darwinismo social só será combatido com uma educação correta, eficiente e não discriminatória. É necessário que inclusive nós professores acreditemos que temos o poder de transformar vidas humanas, sejam elas mais fortes para a evolução ou mais fracas, como na seleção das espécies. Usar o darwinismo para explicar que as diferenças ocorrem é simplesmente buscar uma acomodoção, um acalanto para a alma. É preciso mais do que isso. Vale lembrar que ser professor é utópico, mas é diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou começar minha postagem com uma pergunta: Como aplicar os moldes usados por Darwin quanto a diversidade de espécie dos seres vivos para a Sociedade Humana?

A resposta é clara, assim como o homem consegue se perder no próprio cuidado, o que se reflete no Meio onde vivemos, muito mais quanto ao próximo. Ainda conseguem criar explicações para as monstruosidades criadas pelas suas mentes capitalistas e egoístas. Tentam ajustar aos seus desejos conceitos descabidos e incoerentes.

De acordo com o Darwinismo Social, algumas características determinariam a superioridade de uma pessoa em relação a outra. Talvez o próprio Darwin ao aplicar os mesmos critérios em A Origem do Homem que utilizou em A origem das espécies, tenha dado o ponta-pé inicial para a construção desse pensamento.

Penso que a existência Humana vai além de explicações derivadas de simples, e/ou complexos, experimentos. Lendo a respeito do que o Ser humano é capaz de realizar, sem distinção de raça ou classe social encontrei este fragmento:
“Cientistas aprenderam que, antes que uma imagem seja enviada para o cérebro, cada uma das células da retina têm que fazer um número elevado de cálculos. Por cada segundo que passa, cada célula da tua retina realiza 10 bilhões de cálculos. (E pensavas tu que não tinhas jeito para a Matemática!)
O Dr Joseph Calkins, professor de Oftamologia na “Johns Hopkins University”, não só afirma que estes não são cálculos simples, mas ao mesmo tempo estimou que o computador mais rápido do mundo precisa de centenas de horas para realizar o que as células da retina realizam por segundo.
É fácil de perceber o porquê de um cientista que estuda o sistema de visão não aceitar que o olho simplesmente “evoluiu”.”
Aplique isso a realidade de Sua existência. Poderia alguém que não participasse do “grupo de superioridade” ter essas aptidões, em se tratando do natural? Por favor, Professores, tomem seus lugares e provem aos seus alunos o que eles verdadeiramente são. Homens e Mulheres criados com suas aptidões para algo maior, com igualdade e sem ferir a individualidade do outro. Somos a maior criação e “Duvidar disso e não atentar para tal realidade imbatível da existência, é como enforcar-se para dormir, esperando acordar um pouco mais descansado”. (Caio Fábio)

AMO