quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O quê é WEB 2.0?


WEB 1.0- de 1990 até 1999- quando as mídias começaram a migrar para a internet, produzindo seu conteudo e expondo as pessoas as suas costumeiras notícias. É o primeiro estágio da internet. Não determinou uma revolução, mas uma mudança de local onde eram publicadas as notícias dos grandes grupos de mídia.

WEb 2.0- Inicia-se com a cultura do Google, essa sim revolucionária. Vem junto com as redes sociais, blog, youtube. Nós deixamos de ser meros expectadores e passamos também a construir e distribuir conteúdo na internet. Culmina com acontecimentos como o caso da última revolução no Irã, onde a liberdade de imprensa é inexistente e por isso as pessoas usam a WEB para denunciar os abusos que a população vem sofrendo. De certa forma todos nós viramos jornalistas. No Brasil o diploma para a função já foi até abolido como necessário. Todos nós nos tornamos comentaristas e podemos ser vistos ou lidos em qualquer parte do globo.

Creio que a WEB 3.0 será a internet das coisas. Qualquer aparelho da sua casa por exemplo conversará com você sobre as necessidades de manutenção, abastecimento, limpeza, tudo online. O tempo todo!

Nenhum comentário: