sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mudanças climáticas.

Santa Catarina é o palco de uma inundação poderosa. Os mortos já passam de 100 e os desabrigados passam de 80 mil. O local que até pouco tempo passou por secas(e o Rio Grande do sul ainda passa)agora vive dias catastróficos. Esse pode ser um claro sinal das mudanças globais no clima, e o Estado da região sul pode ser a primeira área no país em que se observam tais mudanças.
Pouco tempo atrás o furacão CATARINA, fenômeno que nunca havia acontecido antes por aqui, já havia chamado a atenção dos climatologistas do mundo todo, sendo inclusive publicado um artigo no livro "Uma verdade inconveniente" do vencedor do prêmio Nobel da paz Al Gore. O INPE ( Instituto nacional de pesquisas espaciais) participou do documento chamado IPCC que fez os devidos alertas as autoridades competentes de que estas áreas do globo já estavam sendo observadas por essas ocorrências. Cabe as prefeituras fiscalizar as ocupações em áreas de encostas para evitar que transtornos como os que estão ocorrendo.Não se pode legalizar ocupações que se tornam possibilidades de votos a serem computados nas urnas e fazer com que as populações percam vidas e patrimônios, pois na hora do "sufoco" é isso o que ocorre.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Atentados na Índia.


Essa noite em Mumbai, capital da Índia houveram atentados contra hotéis de luxo que hospedavam turistas estrangeiros. Seria uma nova afronta ao ocidente ou mais uma loucura fundamentalista?
"Uma situação polêmica,a Índia um país de contrastes de um lado a riqueza ascendente do outro uma cultura fortemente enraizada e vários conflitos religiosos.Ao ver os relatos da imprensa sobre o atentado é estarrecedor que este país tão sofrido tenha sofrido mais essa injuria só me resta orar pelo povo Indiano para que ele supere mais esse conflito e que tão violência seja punida exemplarmente e sem excessos por parte das autoridades contra a comunidade muçulmana do país,não podemos esquecer que nem todo árabe é terrorista e que ao condenar os terroristas não podemos condenar todos os Árabes",diz o professor de história Renato Cordeiro, do CIEP 172.

Foto retirada de http://www.flickr.com/photos/dina_mehta/3062299320/

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Revisão 1007 e 1010.

1- Cite os atores do campo e as suas definições.
2- Onde a soja começa a ser plantada no Brasil? Por quê a sua expansão pode ser prejudicial?
3- Para onde está se expandindo a fronteira agrícola?
4- Solucione o seguinte problema: Você é diretor de uma fabricante de automóveis, e nela os custos com água para testes de vedação estão consumindo cerca de 25% do faturamento anual.Como podemos diminuir esses custos?
5- Monte uma casa ecológica. Diga que energias você utilizaria e como reduziria os custos de água, luz, entre outros?

domingo, 23 de novembro de 2008

Piratas fora do Caribe


Não mais nas lendas, não mais fantasia dos estúdios Disney. A costa oriental da África vem tendo(já a algum tempo) ataques sucessivos de piratas, que tem agora seu ápice com o sequestro de um superpetroleiro saudita por somalis, talvez desesperados pelo estado de miséria plena em que vive o seu país. Veja a notícia da AFP:

Piratas somalis prometem reagir a qualquer ação para resgatar superpetroleiro

Há 1 dia

MOGADÍSCIO (AFP) — Os piratas somalis que mantêm em seu poder o superpetroleiro saudita "Sirius Star" resistirão a qualquer eventual intervenção militar para libertar a embarcação, disse um membro do grupo de seqüestradores à AFP este sábado no porto somali de Harardhere.

"Espero que o proprietário do petroleiro seja suficientemente inteligente e não permita uma intervenção militar, porque isso seria desastroso para todos. Estamos aqui para defender o petroleiro em caso de ataque", disse Abdiyare Moalim.

Moalim se apresentou como um dos piratas em terra encarregados de reunir milicianos para proteger a área, enquanto continuam as negociações com os proprietários do "Sirius Star", que têm dez dias para entregar um resgate de 25 milhões de dólares exigido pelos piratas para que liberem o barco.

Moradores da região disseram à AFP que novos reforços se uniram aos piratas a bordo do navio.

"Esta manhã observamos ao menos dez piratas, fortemente armados, seguindo para o navio. Seu barco regressou após deixá-los a bordo", revelou um pescador, Hasan Ahmed.

Pelo menos 100 milicianos armados chegaram desde a quinta-feira passada a Harardhere, um pequeno porto de pesca situado 300 km ao norte de Mogadíscio, onde o superpetroleiro está fundeado desde a terça-feira.

A captura do "Sirius Star", de 330 metros de comprimento e carga de dois milhões de barris de petróleo, avaliada em 100 milhões de dólares, foi a operação de pirataria mais espetacular já vista na costa da Somália.

Na quinta-feira, os piratas deram aos proprietários do superpetroleiro dez dias para o pagamento do resgate, de 25 milhões de dólares, confirmou outro sequestrador, Mohamed Said.

O pirata advertiu para as consequências "desastrosas" do não pagamento do resgate.

Segundo Moalim, estão em andamento negociações entre os proprietários do navio e seus colegas a bordo do "Sirius Star", mas até o momento não há um acordo.

"Estão recebendo telefonemas de pessoas; alguns se dizem mediadores e outros que são agentes dos proprietários (...) mas até o momento nada está acertado".

Com dois milhões de barris de petróleo a bordo, o "Sirus Star" representa uma potencial ameaça de catástrofe ecológica em caso de uma ação militar mal sucedida para resgatar o navio.


Retirado de:http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jCBhKr7t0UhBzETs8s2zXQaCY9Nw

terça-feira, 18 de novembro de 2008

901 revisão

1-Defina IDH.
2-Por quê o Brasil é um país com baixa densidade demográfica?
3-O consumo de energia aumentou ao longo dos anos. O quê a população tem de importante nesse dado?
4-O quê significa P.E.A?

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pesquisa de dados sobre países. Chile por Ellen Cristina Marques, turma 901

TRABALHO SOBRE O CHILE





Tão estreito quanto comprido, o Chile possui uma das economias mais crescentes da América Latina. Cruzando os 4.300km de extensão Norte-Sul do Chile, é possível ir de um deserto de terra à paisagem gelada do extremo sul das américas, passando por praias, florestas, picos nevados, glaciares, formações rochosas, vulcões e lagos coloridos. A diversidade faz com que o Chile atenda a todo tipo de turista, desde o visitante que quer descansar numa bela praia até aquele outro que veio em busca de aventuras e esportes radicais nos Lagos Andinos.
O Chile conta com mais de 16 estações de esqui e é considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar este esporte, principalmente de junho a outubro. A estação mais bem estruturada é Vale Nevado, a apenas uma hora da capital Santiago. Imperdível! (clique na imagem e saiba mais)
DETALHES: A Ilha de Páscoa é um verdadeiro museu arqueológico, cheio de mistério. São enormes estátuas de pedras, que pesam cerca de 50 toneladas, espalhadas por toda a região.

Para os amantes por praia, há a opção de visitar algumas das belas praias chilenas, como as de Valparaíso. Longe da neve!


Para os amantes de aventuras e esportes radicais, os Lagos Andinos são a opção perfeita. Para desfrutar, ainda, de belíssimas paisagens que você poderá encontrar no Chile
Os lagos e vulcões estão localizados no Centro-Sul do país, onde os parques nacionais oferecem diversas opções para a prática de esportes de aventura, como trekking, rafting, montanhismo, mountain bike, entre outros.
Michelle BacheletPresidente do Chile

Mandato:

11 de março de 2006
até atualmente
Precedido por:

Ricardo Lagos
Nascimento:

29 de Setembro de 1951 (57 anos)
Santiago
Partido político:

Partido Socialista
Profissão:

Médica cirurgiã pediatra


Area:756.950 km2
Capital: Santiago ;Idioma: espanhol
Religião:católica;
População:16,454,143 (est. 2008)

Expectativa de vida: Total: 77.15
Homem: 73.88
Mulher: 80.59 (est. 2008)

Moeda: Peso Chileno

PIB (paridade com poder de compra): $231.1 bilhões (est. 2007)

Renda per capita: $13,900 (est. 2007)

Composição por setor: Agricultura: 4.8%
Indústria: 51.2%
Serviços: 44% (est. 2007)

Taxa de desemprego: 7% (est. 2007)

Maior idade penal- Luizeany- Turma 604

Maior idade penal do Brasil
No Brasil a maior idade penal deveria ser 16 anos, pois adolecentes com essa idade já tem responsabilidade suficiente para responder por seus atos.
Infelizmente todos saem ilesos, pois a uma forma de justiça que funciona no Brasil é a pensão alimentaria, e um adolecente com 16 anos que mata é logo absolvido por ser de idade inferior de 18 anos.
Com isso, o Brasil é o que é hoje um país que é bem visto por sua beleza e mal falado por sua violência. Vários jovens e adolecentes se prostituindo se drogando e até roubando. Pessoas que tem tudo para ter uma vida melhor, que tem condições. Por isso tudo acabam na cadeia.

Sistema solar -pesquisa de Adailson- Turma 604

Sistema Solar
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometa
Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é actualmente aceite. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.

O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.


Os planetas

Os principais elementos celestes que orbitam em torno do Sol são os oito planetas principais conhecidos atualmente cujas dimensões vão do gigante de gás Júpiter até ao pequeno e rochoso Mercúrio, que possui menos da metade do tamanho da Terra.

Até Agosto de 2006, quando a União Astronómica Internacional alterou a definição oficial do termo planeta, Plutão era considerado o nono planeta do Sistema Solar. Hoje é considerado um planeta anão, ou um planetóide, por ser muito pequeno.

Próximos do Sol encontram-se os quatro planetas telúricos, que são compostos de rochas e silicatos, são eles Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Depois da órbita de Marte encontram-se quatro planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno), que são uma espécie de planetas colossais que se podem dividir em dois subgrupos: Júpiter-Saturno e Urano-Neptuno.

Mercúrio é o mais próximo do Sol, a uma distância de apenas 57,9 milhões de quilômetros, enquanto Neptuno está a cerca de 4500 milhões de quilômetros.

Os planetas do sistema solar são os oito astros que tradicionalmente são conhecidos como tal: Mercúrio (☿), Vénus (♀), Terra (♁), Marte (♂), Júpiter (♃), Saturno (♄), Urano (♅) e Neptuno (♆). Todos os planetas receberam nomes de deuses e deusas da mitologia greco-romana.

A dimensão astronômica das distâncias no espaço

Para uma noção da dimensão astronômica das distâncias no espaço deve-se fazer cálculos e usar um modelo que permita uma percepção mais clara do que está em jogo. Por exemplo, um modelo reduzido em que o Sol estaria representado por uma bola de futebol (de 22 cm de diâmetro). A essa escala, a Terra ficaria a 23,6 metros de distância e seria uma esfera com apenas 2 mm de diâmetro (a Lua ficaria a uns 5 cm da Terra, e teria um diâmetro de uns 0,5 mm). Júpiter e Saturno seriam berlindes com cerca de 2 cm de diâmetro, respectivamente a 123 e a 226 metros do Sol. Plutão ficaria a 931 metros do Sol, com cerca de 0.36 mm de diâmetro. Quanto à estrela mais próxima, a Proxima Centauri, essa estaria a 6332 km do Sol, enquanto a estrela Sírio a 13150 km.

Se o tempo de uma viagem da Terra à Lua, a cerca de 257 000 km/hora, fosse de uma hora e um quarto, levaria-se cerca de três semanas terrestres para se ir da Terra ao Sol, 3 meses se ir a Júpiter, sete meses para Saturno e cerca de dois anos e meio a chegar a Plutão e deixar o nosso sistema solar. A partir daí, a essa velocidade, levar-se-ia 17 600 anos até chegar à estrela mais próxima, e 35 000 anos até Sírio.

Os planetas anões
Planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desempedida, orbitando com milhares de outros pequenos corpos celestes.
Ceres, que até meados do século XIX era considerado um planeta principal, orbita numa região do sistema solar conhecida como cinturão de asteróides. Por fim, nos confins do sistema solar, para além da órbita de Netuno, numa imensa região de corpos celestes gelados, encontram-se Plutão e o recentemente descoberto Éris. Até 2006, considerava-se, também, Plutão como um dos planetas principais. Hoje, Plutão, Ceres e Éris são considerados como "planetas anões".

As luas e os anéis

Satélites naturais ou luas são objetos de dimensões consideráveis que orbitam os planetas. Compreendem pequenos astros capturados da cintura de asteróides, como as luas de Marte e dos planetas gasosos, até astros capturados da cintura de Kuiper como o caso de Tritão no caso de Neptuno ou até mesmo astros formados a partir do próprio planeta através do impacto de um protoplaneta, como o caso da Lua da Terra.

Os planetas gasosos têm pequenas partículas de pó e gelo que os orbitam em enormes quantidades, são os chamados anéis planetários, os mais famosos são os anéis de Saturno.
Representação do sistema solar.
Representação do sistema solar.

Corpos menores
A classe de astros chamados "corpos menores do sistema solar" inclui vários objetos diferenciados como são os asteróides, os transneptunianos, os cometas e outros pequenos corpos.

Asteróides
Os asteróides são astros menores do que os planetas, normalmente em forma de batata, encontrando-se na maioria na órbita entre Marte e Júpiter e são compostos por partes significativas de minerais não-voláteis. Estes são subdivididos em grupos e famílias de asteróides baseados em características orbitais específicas. Nota-se que existem luas de asteróides, que são asteróides que orbitam asteróides maiores, que, por vezes, são quase do mesmo tamanho do asteróide que orbitam.
Os asteróides troianos estão localizados nos pontos de Lagrange dos planetas, e orbitam o Sol na mesma órbita que um planeta, à frente e atrás deste.
As sementes das quais os planetas se originaram são chamadas de planetésimos: são corpos subplanetários que existiram durante os primeiros anos do sistema solar e que não existem no sistema solar recente. O nome é também usado por vezes para referir os asteróides e os cometas em geral ou para asteróides com menos de 10 km de diâmetro.

Centauros
Os centauros são astros gelados semelhantes a cometas que têm órbitas menos excêntricas e que permanecem na região entre Júpiter e Netuno, mas são muito maiores que os cometas. O primeiro a ser descoberto foi Quíron, que tem propriedades parecidas com as de um cometa e de um asteróide.

Transneptunianos
Os transneptunianos são corpos celestes gelados cuja distância média ao Sol encontra-se para além da órbita de Neptuno, com órbitas superiores a 200 anos e são semelhantes ao centauros.
Pensa-se que os cometas de curto período sejam originários desta região. Os planetas anões Plutão e Éris encontram-se, também, nesta região.
O primeiro transnetuniano foi descoberto em 1992. No entanto, Plutão, que já era conhecido há quase um século, orbita nesta região do sistema solar.
Cometas
A maioria dos cometas tem três partes: 1. um núcleo sólido ou centro; 2. uma cabeleira, ou cabeça redonda que envolve o núcleo e consiste em partículas de poeira misturadas com água, metano e amoníaco congelados; e 3. uma longa cauda de poeira e gases que escapam da cabeleira.
Os cometas são compostos largamente por gelos voláteis e com órbitas bastante excêntricas, geralmente com um periélio dentro das órbitas dos planetas interior e com afélio para além de Plutão. Cometas com pequenos períodos também existem; contudo, os cometas mais velhos que perderam todo o seu material volátil são categorizados como asteróides. Alguns cometas com órbitas hiperbólicas podem ter sido originados de fora do sistema solar.
De momento, os astros da nuvem de Oort são hipotéticos e encontram-se em órbitas entre os 50 000 e os 100 000 UA, e pensa-se que esta região é a origem dos cometas de longo período.
O novo planetóide Sedna com uma órbita bastante elíptica que se estende por cerca de 76 a 928 UA, não entra como é óbvio nesta categoria, mas os seus descobridores argumentam que deveria ser considerado parte da nuvem de Oort.
Meteoróides
Os meteoróides são astros com dimensão entre 50 metros até partículas tão pequenas como pó. Astros maiores que 50 metros são conhecidos como asteróides. Controversa continua a dimensão máxima de um asteróide e mínima de um planeta. Um meteoróide que atravesse a atmosfera da Terra passa a se denominar meteoro; caso chegue ao solo, chama-se meteorito.

Principais corpos do Sistema Solar
Corpo celeste Imagem ↓ Diâmetro (km) ↓ Diâmetro (vs. Terra) ↓ Volume ( mil milhões km3) ↓ Tipo ↓
1 Sol
1 392 000,0 109,25 1412 milhões estrela
2 Júpiter
139 822,0 10,97 1 431 280 planeta
3 Saturno
116 464,0 9,14 827 130 planeta
4 Urano
50 724,0 3,98 68 340 planeta
5 Neptuno
49 244,0 3,87 62 540 planeta
6 Terra
12 742,0 1 1083,21 planeta
7 Vénus
12 103,6 95,0% 928,43 planeta
8 Marte
6780,0 53,2% 163,18 planeta
9 Ganímedes*
5 262,4 41,3% 76,30 satélite natural
10 Titã*
5150,0 40,4% 71,52 satélite natural
11 Mercúrio
4 879,4 38,3% 60,83 planeta
12 Calisto*
4 820,6 37,8% 58,65 satélite natural
13 Io*
3 643,0 28,6% 25,32 satélite natural
14 Lua
3 474,2 27,3% 21,958 satélite natural
15 Europa*
3122,0 24,5% 15,93 satélite natural
16 Éris*** 3000 ± 400 Planeta anão
17 Tritão*
2 706,8 21,2% 10,38 satélite natural
18 Plutão****
2 306 18,1% 6,39 Planeta anão
19 2005 FY9***
1600-2000 Transneptuniano
20 Titânia**
1 577,8 12,4% 2,06 satélite natural
21 Reia**
1528,0 12,0% 1,87 satélite natural
22 Oberon*
1 522,8 12,0% 1,85 satélite natural
23 2003 EL61*** ~1490 (1960 x 1518 x 996) Transneptuniano
24 Sedna*** 1180-1800 Transneptuniano
25 Jápeto*
1 436,0 11,3% 1,55 satélite natural
26 Orco*** 840-1880 Transneptuniano
27 Caronte*
1 186 9,3% 0,87 satélite natural
28 Umbriel*
1169,4 9,2% 0,84 satélite natural
29 Quaoar* 990-1346 Transneptuniano
30 Ariel**
1 157,8 9,1% 0,81 satélite natural
31 Dione*
1 120,0 8,8% 0,73 satélite natural
32 Tétis**
1 060 8,3% 0,624 satélite natural
33 Ceres**
950 7,6% 0,437 Planeta anão
34 Ixion* 930 7,3% 0,421 Transneptuniano
35 2002 UX25*** ~900 Transneptuniano
36 Varuna* 760-1020 8,3% 0,624 Transneptuniano
37 2002 AW197*** 700±50 Transneptuniano
38 2004 XR190*** 500-1000 Transneptuniano
39 1996 TL66*** ~632 Transneptuniano
40 Caos*** ~560 Transneptuniano
41 Vesta**
530 4,2% 0,078 asteróide
42 Palas** 530 4,2% 0,078 asteróide
43 Encélado**
504.2 3,9% 0,067 satélite natural
44 Huya*** 300-700 Transneptuniano
45 Miranda**
471.6 3,7% 0,055 satélite natural
46 Proteu**
418 3,3% 0,038 satélite natural
47 Hígia** 410 3,2% 0,036 asteróide
48 Mimas**
397,2 3,1% 0,033 satélite natural

* Usando diâmetro equatorial e assumindo que o corpo é esférico
** Assumindo que o corpo é esferóide
*** Diâmetro é conhecido de forma apenas muito aproximada
**** Não é considerado um planeta clássico

Corpos hipotéticos do Sistema Solar

* Nêmesis
* Nuvem de Oort
* Vulcano

Brasil- Carlos Felipe, turma 604

O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. O índice de assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica e contra a mulher é muito alto e contribui para tal consideração. Suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.

A repressão usada pela polícia para combater a violência gera conflitos e insegurança na população que é nutrida pela corrupção das autoridades e não sabe em quem confiar e decide se defender a próprio punho, perdendo seu referencial de segurança e sua expectativa de vida.

O governo, por sua vez, concentra o poder nas mãos de poucos, deixando de lado as instituições que representam o povo. A estrutura governamental torna a violência necessária, em alguns aspectos, para a manutenção da desigualdade social. Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, pois se são presos sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguições e opressões fazendo que tenham dentro de si um desejo maior e exagerado de vingança.

Se a violência se concentra fora dos presídios, é necessário que haja um planejamento de forma que se utilize uma equipe específica que não é regida pela força, autoridade exagerada e violenta. Medidas precisam ser tomadas para diminuir tais fatos, mas é preciso que se atente para a estrutura que vem sendo montada para decidir o futuro das cidades brasileiras.

Não é necessário um cenário de guerra com armas pesadas no centro das cidades, mas de pessoal capacitado para combater a violência e os seus causadores. Um importante passo seria cortar a liberdade excessiva que hoje rege o país, aplicar punições mais severas aos que infringirem as regras e diminuir a exploração econômica.
A violência no Brasil é muito grande então as pessoas devem pensar no que faz em antes de agir e agredir as pessoas nos lares nas escolas e nas ruas.

Escultores da paisagem turma 604 - Andréia e Elizamara

Escultores da Paisagem
No início de maio três tremores de terra chocaram Cacuaru em Pernambuco foram abalos de pequenas proporções, o mais intenso atingiu magnitude 3,1 numa escala que vai até 9 e não assustaram tanto quanto os verificados no final dos anos 1950 em João Canora no Rio Grande do Norte. Durante os anos 1986 à 1989 os 30 milhões habitantes dessa cidade sentiram o chão balançar em consequencia de uma sucessão de cerca de 40 mil terremotos . Nessa seqüência a mais espetacular registrada no país dois tremores atingiram magnitude 5, e danificaram cerca de 4 mil casas. Essa série de tremores soterrou o mito de que brasil está livre de terremotos- ocorrem no países em média de 80 a 90 tremores por ano quase todo com magnitude inferiores a4 – e originou estudos que comprovam que os tremores -ou como dizem os geólogos os sismos mais recentes ocorridos nos últimos 10 mil anos interferem na definição de forma de relevo de modo tão intenso quando os fenômenos climáticos. Esses sismos podem ter sido decisivos para a esculturação de serras, planaltos e planícies do país.
Acreditava-se que essas porções das placas tectônica, os blocos rochosos que formam a crosta terrestre estivessem livres de terremotos por estarem submetidas a pouca compressão. Não estão.

Trabalhos dos alunos projeto cidadania

A partir desta data publicarei os melhores trabalhos das turmas do Projeto cidadania, no qual os alunos começam a escrever seus próprios textos de compreensão sobre o mundo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama e América Latina.


A vitória de Barak Hussein Obama ao cargo de presidente dos EUA deve ser visto como um marco para a sociedade daquele país como um ponto de partida para um novo tempo. Um tempo em que a diversidade racial deve ser entendida e respeitada. Após anos de lutas e preconceitos um negro chegando ao cargo mais poderoso do mundo é realmente algo para se comemorar.
Obama é o ator perfeito. Moderno, usou as mídias em seu favor (e bem!) e tornou-se um belo produto para os consumidores. Elegante, de fala correta, conseguiu atingir seu objetivo sem "derrapar" em nenhuma curva ou obstáculo, ao contrário do seu oponente, Jonh mcCain.
Para o oriente médio e as questões de paz a vitória pode ser bem proveitosa. Tomara se confirme a vontade de resolver de uma vez principalmente a criação do Estado palestino.
Para a América latina, talvez, uma atenção especial para a nossa região, principalmente para a questão do etanol brasileiro. A ativação da quarta frota naval por George W. Bush ainda nos é uma atitude antipática que precisa ser apagada, mas o nacionalismo americano não deve ser diferente com seu sucessor, visto que o seu slogan "nós podemos" é a continuação da ideologia daquele país.

Foto http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/obamapresidente/

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Questões sobre Chile e China, turma 901.

1- Por quê o Chile recebe turistas tanto que querem aproveitar o calor, quanto turistas que apreciam o clima frio?
2-Qual é a relação que a distância do Equador e a altitude tem com a questão anterior?
3- Por quê a China é um país "único"?
4- Verifique no seu vestuário, ou pertences se você possuí algum produto "made em China". Diga a quê se deve esse fenômeno.