segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Resolução de questões UFF

Abaixo você confere questões do modelo UFF, que terá neste domingo a prova de sua primeira fase.

GEOGRAFIA

1. A aceleração da destruição da camada de ozônio por compostos químicos de origem artificial, tais como os CFCs (clorofluorocarbonos), promove a absorção de raios ultravioletas acima do necessário pelo planeta Terra. Por outro lado, o aumento da concentração de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera contribui para o aquecimento global.
Apresente um exemplo dos males causados pela destruição da camada de ozônio e aponte um efeito do impacto do aquecimento do planeta.

a) Destruição da camada de ozônio: diminuição da reprodução de fitoplâncton e do zooplâncton nos mares. Alterações químicas em produtos agrícolas, inflamação da córnea, redução das defesas imunológicas, câncer de pele.
b) Aquecimento global: aumento da temperatura do planeta, derretimento parcial das calotas polares e aumento do nível dos mares, causando transgressões marinhas e inundações em cidades costeiras.
2. A China registrou em sua economia, nos últimos anos, uma taxa média de crescimento de 8,9%. Essa expansão econômica coloca esse país como um dos principais competidores no comércio internacional. Assim, aponte duas razões para o fato de a China ser a economia que mais cresce no mundo atualmente.
a) A farta e barata mão-de-obra e disciplinada, reduzindo o custo da produção e afirmando a competitiva agressiva da China no mercado global
b) Reformas econômicas de Deng Xiaoping;
c) Criação das Zonas Econômicas Especiais, visando à produção para exportação em bases capitalistas modernas;
d) Abertura a capitais estrangeiros, mas com forte controle político do Estado.
3. O alto preço do petróleo, somado aos danos ambientais causados pela combustão produzida por ele e a sua finita exploração, tem direcionado os paises centrais e emergentes a optarem por matrizes renováveis e menos poluentes. Nesse contexto global, o Brasil se afirma como um dos principais produtores de biocombustível. O etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é o carro-chefe da produção nacional. Assim sendo, apresente duas conseqüências socioeconômicas da expansão da lavoura da cana no território brasileiro, nas últimas décadas.
a) Expansão do desmatamento para fins de abertura de novas áreas à produção;
b) Aumento da concentração de terras;
c) Substituição da produção diversificada de alimentos pela monocultura da cana;
d) Produção voltada para a exportação em detrimento do mercado interno
e) Aumento do desemprego e dos trabalhadores diaristas e da violência no campo.
f) Reforço às migrações campo-cidade

4. A globalização da economia em curso decorre de longo processo de expansão do capitalismo em escala planetária. Entretanto, os fluxos da globalização atingem desigualmente o espaço geográfico mundial.
Disserte sobre duas características da globalização no âmbito das relações econômicas entre os países.



a) Criação de blocos econômicos regionais;
b) Expansão das empresas transnacionais;
c) Expansão do comércio internacional;
d) Domínio do capital financeiro em escala global;
e) Maior interdependência entre as economias nacionais



5. Desde meados do século XX, é crescente a taxa de urbanização no Brasil. Em 1950, essa taxa era de 36,2% e em 2000 saltou para 81,2%, segundo dados dos Censos Demográficos do IBGE. A acelerada urbanização não foi acompanhada por uma infra-estrutura adequada à demanda por serviços da população urbana. Aponte duas conseqüências provocadas pela rápida concentração populacional nas áreas urbanas do país.


a) Aumento da favelização, expansão do trabalho informal, violência urbana; deficiente rede de serviços públicos (escolas, hospitais, transporte e saneamento básico).

Nenhum comentário: