domingo, 7 de fevereiro de 2010

Lixo X enchentes.





O lixo é uma riqueza. Várias pessoas dele extraem seu sustento. A educação ambiental é importante não só para orientar as pessoas deste forma de enxergar o valor dos resíduos, mas para principalmente alertar do problema que é o mal descarte.
A mais alarmante forma de repassar este conhecimento infelizmente é nessa época de chuvas fortes. Isso facilita a explicação porque a maioria das pessoas já passou por alguma problemática durante ou pós chuva de verão. Vemos principalmente nas cidades as redes pluviais entupidas, rios com descarte de materiais imensos, como sofás, aparelhos de tv, pias e muito mais. Papéis, cigarros, pequenos resíduos completam a série de agentes que contribuem para que tenhamos ruas inundadas, fora as já discutidas áreas de ocupação ou especulação imobiliária irregulares, próximas às bacias hidrográficas.

Quando alguém ao seu lado joga aquele "papelzinho" no chão, podemos dizer sim que isso é uma agressão absurda, porque hoje somos no Brasil cerca de 183 milhões de habitantes, então, multiplique esse pequeno papel por esse número, e inclua na conta que o balanço deve ser levado em conta no âmbito global. Porque o "condomínio" em que habitamos esta ligado à um conjunto de vários outros. Provavelmente este papel vai voltar e atrapalhar a sua vida.

Nenhum comentário: