quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Reduza

Veja dicas da Veja

Ambiente
Dicas para reduzir suas emissões de CO2
11 de fevereiro de 2010


Seguem algumas dicas para quem pretende diminuir suas emissões de CO2 e contribuir com a meta de redução do Brasil. Os dados foram fornecidos pela Iniciativa Verde e expressam valores aproximados e anuais.

* Se você dirige 20.000 km por ano, reduzir o percurso total em 10% renderá uma economia de meia tonelada de CO2 ou mais. Como? Deixe o carro em casa, use o transporte público, a bicicleta ou opte pela caminhada.

* Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis, a economia será de 500 kg ou mais de CO2.

* Fique de olho na manutenção do seu veículo. Um motor mal cuidado pode consumir 50% a mais de combustível e produzir 50% mais CO2.

* Substitua o ar condicionado pelo ventilador: economia anual de cerca de 100 kg de CO2.

* Troque as cinco lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia, como a fluorescente, que consome cerca de três vezes menos energia do que as incandescentes. Além de reduzir anualmente entre 100 kg e 499 Kg de CO2, você economizará na conta da luz.

* Desligue as luzes e tire os equipamentos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão no modo de espera. Isso reduzirá em cerca de 100 kg a emissão de CO2.

* Utilize o mínimo necessário de papel. Dê preferência ao e-mail quando se comunicar com alguém. Use papel reciclado ou certificado sempre que possível e separe papéis e papelão para reciclagem quando for descartá-los. Todos esses cuidados ajudarão a reduzir em cerca de 100 kg a emissão de CO2.

(Luiz De França)
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dicas-reduzir-suas-emissoes-co2-533173.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário: