domingo, 29 de agosto de 2010

Obesidade


A bicicleta é uma grande aliada na luta contra a obesidade. Mas numa sociedade onde o carro é o símbolo de status mais vigoroso ela fica cada dia mais esquecida.

Estamos cada vez mais gordinhos. Isso não é sinônimo de saúde e boa alimentação, mas sim um motivo de preocupação.

Desde que deixamos de morar no campo e passamos à viver prioritariamente nas cidades (no Brasil cerca de 85% das pessoas vivem nos grandes centros), as atividades físicas se tornam mais difíceis, os alimentos consumidos passam a ser industrializados, ricos em gorduras, comemos menos produtos naturais, e a conta a ser paga é bastante clara: Quanto mais calorias absorvemos, mais deveriamos gastar. Como isso não acontece, engordamos.

Segundo o IBGE, 50,1% da população masculina e 48% da feminina estão acima do peso. O problema atinge também as crianças de 5 à 9 em cerca de 35% e aos jovens de 10 à 19 em 20,5%(estes talvez tenham nas atividades físicas, escolares ou não, a sua melhoria de condições de vida).

Nesse contexto, é importante cuidar da saúde não apenas por motivos estéticos, que é o que geralmente motiva as pessoas à buscarem uma melhoria física, mas sim com a finalidade de aumentarmos a nossa longevidade e garantirmos um futuro livre de doenças cardiovasculares entre outras complicações. Precisamos evitar esta epidemia.

Como evitar a obesidade:
Use bicicleta
Desça antes do seu ponto de ônibus
Faça uma caminhada
Faça exercícios (procure um cardiologista antes!)
Jogue um futebol com os amigos
Sorria!
Dê bom dia!

Nenhum comentário: