domingo, 29 de agosto de 2010

Umidade relativa do ar.


Cidades como Rio e São Paulo sofrem ainda mais com a baixa umidade do ar devido à poluição por emissão de CO². A situação é mais grave do que se imagina e é preciso estar alerta, tomando medidas para minimizar problemas, principalmente respiratórios.

Níveis críticos de baixa umidade relativa do ar vem assombrando a população brasileira. Mas o quê isso significa?

Em outras palavras pode se dizer que umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.

As prefeituras devem alertar as populações à não praticarem exercícios em horário de sol forte, beberem bastante água, com a finalidade de manter o corpo bem hidratado, já que o ar está muito seco. Evitar também que as crianças nas escolas corram no pátio em horário de recreio, visto que as mesmas sofrem mais que os adultos nessas épocas.

Evite o ar condicionado. Embora ele refresque o ambiente, a umidade nos ambientes por ele condicionados ficam com menos unidade ainda.

O assunto é sério! Previna-se!

Texto com apoio de:http://pt.wikipedia.org/wiki/Umidade_relativa

Nenhum comentário: