quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Curitiba, uma solução para o trânsito caótico das cidades




Uma experiência bem sucedida mundialmente é o sistema de transportes da cidade de Curitiba, PR. Na cidade, cerca de 85% da população utiliza o transporte coletivo para se locomover, e isso faz uma grande diferença na qualidade de vida de seus moradores.

Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_urbano_em_Curitiba

O sistema de transporte público feito por ônibus em Curitiba é a Rede Integrada de Transporte (RIT). O sistema de transporte consiste basicamente em vias exclusivas para o trafego de ônibus expressos. Os ônibus são longos, divididos em tês seções ligadas por conexões sanfonadas (bi-articulados) e param em estações especiais designadas estações tubo, com acesso para deficientes. O sistema, utilizado por 85% da população de Curitiba, serviu de inspiração para sistemas semelhantes implantados em Bogotá, Colômbia, Santiago do Chile, bem como o Orange Line de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos e de um futuro sistema de transportes na Cidade do Panamá, Panamá, Sistema Transmetro na Cidade de Guatemala. Guatemala e os Metrobús da Cidade do México.

Os ônibus são classificados em categorias:

Alimentador

Veículos na cor Laranja que ligam os bairros aos terminais e são operados por veículos Padron, com capacidade para 80 passageiros e Articulados, com capacidade para 160 passageiros.

Convencional

Veículos na Cor Amarela sem integração que ligam os bairros ao centro. Ou linhas com integração ligando dois pontos opostos da cidade, que são chamadas de Convencionais Radiais Integradas ou Troncais.

As linhas Convencionais são operadas por veículos Comum e Padron, para 80 passageiros e Micro-ônibus para 30 e 50 passageiros.

As linhas Troncais são operadas por veículos Padron, para 80 passageiros, e Articulados, para 160 passageiros.

Linha direta

Também é chamada de Ligeirinho, é operada com veículos Padron na cor cinza e com desembarque em nível nas Estações-Tubo.

Os ligeirinhos operam linhas que ligam Centro a alguns bairros, Radiais, que não passam pelo centro e Metropolitanas que ligam cidades da Região Metropolitana a Curitiba

Interbairros

A categoria Interbairros é composta de seis linhas que ligam diversos bairros da cidade se passar pelo centro. Nas Linhas Interbairros I e Interbairros VI, são utilizados veículos Comuns e Padron de cor verde. Já nas linhas Interbairros II,III,IV e V são utilizados veículos Articulados, também de cor verde.

Expressos

Linhas operadas por veículos Biarticulados de 25 metros de cor vermelha, com cinco portas a direita ou Articulados de 20 metros, com quatro portas a direita em ambos os casos a nivel de estação tubo, ligam os eixos Leste-Oeste, Norte-Sul, Boqueirão e Circular Sul (Inerligando o Eixo Boqueirão ao Eixo Sul) através de canaletas de circulação exclusiva, com o desembarque em nível nas Estações-Tubo.

Circular centro

Linha operada por Micro-ônibus na cor branca que circula o Centro da cidade. A maioria dos veículos dessa linha não possui bancos, apenas encostos.

Interhospitais

Linha operada por micro-ônibus adaptados (com elevador para cadeirantes) que passa pelos principais hospitais e clinicas da cidade

Linha turismo

Operada por Jardineiras, passa pelos principais pontos turísticos da cidade.Ao preço de R$ 16,00 você tem direito a um embarque e quatro reembarques.

Observação Os ônibus denominados como Padron são ônibus comuns, não articulados. Os Padron Alimentadores e Convencionais operam com três portas a direita, e os Padron Linha Direta com duas portas com embarque em nível do tubo, por meio de rampas, do lado esquerdo, e uma porta adicional ao nível da rua do lado direito, somente para emergências.

Cartão Transporte

Atualmente a URBS (Urbanização de Curitiba, S.A.) oferece um sistema de bilhetagem eletrônica por meio do Cartão Transporte e do Cartão Qualidade.

Metrô

Pretende-se agora criar em Curitiba um novo sistema Metropolitano, conhecido como Metrô no Brasil.

O Sistema urbano de transporte preferiu o ônibus ao invés do Metrô, principalmente em função do custo. Mas não estão afastados estudos efetuados pelo IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

Com o grande aumento atual de sua população, a prefeitura pretende investir em um novo projeto, denominado "Projeto Metrô Curitiba". Hoje, os biarticulados da capital paranaense não conseguem suportar a demanda de passageiros, que aumenta a cada dia. O projeto de Metrô, em estudo, prevê uma linha subterrânea à canaleta do ônibus expresso, ligando, numa primeira fase, o Terminal do Pinheirinho no sul da cidade ao Terminal do Cabral ao norte, pretendendo-se estendê-la, posteriormente, até a futura Estação CIC Sul, ao sul e ao Terminal Santa Cândida, ao norte. O projeto está em análise pelo governo federal, que financiará parte da obra.

Ferrovias

As ferrovias que atravessam Curitiba são somente de transporte de cargas.

* ramal Norte- ligação com Rio Branco do Sul- transporte de cal e cimento proveniente de mineração
* ramal Sul- ligação com Ponta Grossa e a região norte do estado do Paraná
* ramal Leste- ligação com Paranaguá

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