quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eliminação da pobreza.

O banqueiro e empresário, além de professor de uma universidade no Bangladesh,país de densidade demográfica altíssima(998 hab/km),Yunus Muhammad, prêmio Nobel da paz em 2006,tem uma teoria bastante válida para a eliminação da pobreza em seu país, um dos mais pobres do mundo. O Bangladesh tem cerca de 145 milhões de habitantes, e cerca de 70% deles não possuem energia elétrica. Como, em plena sociedade da informação um país pode eliminar a pobreza sem o acesso ao menos a energia elétrica?

A empresa de Yunus desenvolve então painéis solares para as comunidades mais pobres, que originalmente usam o querosene como fonte de energia. Além disso, vem através de seu banco fazendo empréstimos aos mais pobres para começarem seu próprio negócio (isso acontece desde 1978, quando Yunus emprestou U$27 a alguns moradores da região em que trabalhava!). Hoje ele empresta cerca de U$70 milhões por ano e diz que a inadimplência é de apenas 1%! Para o economista, as mulheres devem ser as principais administradoras desses recursos, pois elas é que intendem de fato como o dinheiro deve ser gasto. Ele adverte também que se todos no mundo decidirem olhar e tentar acabar com a pobreza ela desaparecerá por completo. Para Yunus isso é possível.


Geograficamente o território bangladeshiano encontra-se vulnerável a catastrofes naturais, como as monções, e o aquecimento global seria o que mais amedronta a região, visto que com a subida do nível do oceano prevista por cientistas do IPCC, a população mais pobre seria seriamente afetada.

Como dito anteriormente, a atitude de Yunus Muhammad lhe rendeu em 2006 o prêmio mais importante do mundo!

Nenhum comentário: