quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A melhor cidade do mundo para se viver.


Em 2005 a cidade de Vancouver no Canadá não registrou nenhum caso de homicídio.

Apesar da enorme diversidade cultura e de uma densidade demográfica bastante elevada a cidade de Vancouver foi considerada pela revista "The Economist" uma respeitada publicação americana, como a melhor cidade do mundo para se viver.

Mas o quê será necessário para que essa consideração seja feita? Como podemos obter esse título numa cidade como o Rio de Janeiro, que embora tenha uma estrutura e arquitetura incrustada e rodeada de um relevo maravilhosamente esculpido e de beleza inspiradora a artistas, músicos e poetas? Dona também de um povo caloroso e alegre, o quê estará errado com o Rio?

Baseado em IDH, eles têm melhores sistemas de educação saúde e distribuição de renda. Creio que o mesmo por aqui faria uma enorme diferença, uma vez que se você tem educação e oportunidade de melhores empregos, logo, terá menos probabilidade de se aliar a vida marginal, o que não acontece no Rio, que passa cada vez mais a ser do mais "esperto", deixando para trás um rastro de desigualdades que cria um abismo entre os mais ricos e os mais pobres, fazendo com que a cobiça assuma a rédea de várias vidas.

Se alguém se habilita a outras propostas, por favor comente aqui.

Nenhum comentário: