quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Esperança que vence o medo.

A frase já foi dita por Lula quando assumiu pela primeira vez a presidência da República. Mas agora foi repetida em tom global. A esperança venceu o medo?
A posse de Obama neste dia 20 de janeiro de 2009 fez o mundo ter novas esperanças. Seja para os americanos que desejam dias melhores, seja para cubanos que aguardam anciosamente o fim do embargo imposto ao seu país, seja para palestinos que mesmo sendo destruídos por israelenses ainda aguardam a criação do seu Estado autônomo, iraquianos que esperam o fim da ocupação de seu país, afegãos, africanos de Darfur ou seja de onde forem. Todos sem exclusão desejam uma nova etapa com o líder americano.
A posse foi colossal. o mundo todo parou para assistir ao negro, cujo pai de origem queniana em épocas pretéritas nem poderiam entrar em alguns restaurantes americanos pelo fato de possuir a cor negra na pele. Realmente é uma mudança muito significativa, pois hoje, seu filho, seria o homem mais poderoso do planeta, e as restrições não se aplicariam. Todos os credos torcem para que desta vez a américa seja de fato para todos.
A pergunta básica é: o quê de fato acontecerá daqui pra frente? Nada na vida muda de uma hora para outra. Os interesses do capital continuarão valendo mais que o Estado? Quem será mais forte? A indústria petrolífera deve ter problemas com Obama, que de maneira muito inteligente e jovem diz pretender utilizar a energia solar como base para um novo país, já que o petróleo só fortalece aos inimigos americanos (o que não chega a ser uma verdade absoluta, já que as petrolíferas mais atuantes no mundo também estão nos EUA). Teremos de fato uma nova matriz energética para acabar com guerras e mazelas que o combustível fossíl produz já a algum tempo?
New years day, cantou o U2 no show antes da posse. Bono pediu esperança para o mundo, será que a teremos?
O princípio de Miltom Santos que dizia "não podemos esperar mudanças dos ricos. Só que veio de baixo é quem pode mudar algo no mundo" será a verdade para o caso.

Aliados importantes tem Barack Hussain Obama. Gente a fim de mudar também. Veremos

Nenhum comentário: