segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Aquecimento global. Veranico.


No meio da primavera nós aqui no Rio vivemos dias de verão intenso este final de semana. As temperaturas passaram dos 40°C e mesmo durante a noite eram encontradas em áreas próximas as praias termômetros marcando 28°, 30°(na praia de Icaraí, Niterói, os mesmos estavam marcando 30° por volta de 0:35). Muitos podem dizer que nunca sentiram um calor tão intenso, mas na realidade com o acumulo de poluição e aumento do número de construções e concreto por toda a cidade, nós teremos cada vez mais as "ilhas de calor" que nos fazem ter variações de até 10°C em uma mesma rua(este estudo é demonstrado no livro Mundo sustentável, editora globo, com o tema Ilhas de calor).
Meteorologistas usam o termo veranico, ou pequeno verão (duração mínima de 4 dias) para nomear o evento que apresenta calor elevado, baixa umidade do ar e forte insolação.
Muito protetor solar e muita água de coco para enfrentar esse fenômeno!

Cuidado com o desperdício de água!

Um comentário:

BW disse...

Muito protetor solar fator 65, se não tiver vai de 15 mesmo. Atenção mulherada: ao ir à praia,laje ou piscina de plástico, não exagere no uso da amônia nas pernas. O cheiro é insuportável.
Água de coco, poço, mangueira, sisterna... E quando estiver dentro do ônibus lotado estilo "sardinha em lata", muito AXÉ debaixo dos braços que a inhaca ninguém aguenta!