sábado, 2 de janeiro de 2010

Angra dos Reis


Olá pessoal! Feliz ano novo!
Apesar das saudações de início de ano o nosso primeiro tópico de 2010 não é muito feliz, porém como trabalhamos a relação da sociedade com a natureza, a relação do homem com o espaço, é de Angra dos Reis que falaremos.

A cidade paradisíaca na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro é o destino de muitos turistas durante a época de férias, e inclusive eu mesmo com minha esposa e amigos iríamos para Paraty, na mesma Costa Verde, para passarmos o Reveillon. Porém, devido a enorme quantidade de chuva que caiu na tarde e noite do dia 30 de dezembro resolvemos desmarcar a ida! Incrível.

Acontece que a região em primeiro lugar é formada por uma representação montanhosa, a Serra do mar, que fica encostada no litoral sul fluminense. Essa cadeia montanhosa, que ainda é uma das únicas unidades de mata Atlântica existentes(apenas cerca de 7% da formação original)retém uma boa quantidade de umidade vinda do oceano adjacente. As chuvas portanto são bastante constantes e causam sempre grandes estragos quando veêm em grandes proporções(exagerando um pouco eu faria uma comparação com as monções no sudeste asiático). Em segundo lugar vem a já famingerada ocupação das encostas, que como eu citei aqui mesmo no blog em alguma postagem bem próxima eu já criticava e anunciava como uma grande vilã para este ano novamente. Como num somatório de ações ocorre um desastre, não podemos nunca criticar a natureza e continuamos pagando com a dor das perdas que já são anunciadas à cada chuva forte que cai nas cidades ou encostas, porque as leis da física já estão escritas à algum tempo. Geologicamente falando, o alto da montanha vai se decompondo com o intemperismo ao longo dos milhares de anos, uma camada de sedimentos vai se sobrepondo sobre as rochas mais abaixo. Com a quantidade de água que se acumula numa chuva orográfica tão intensa o peso do sedimento superior aumenta de forma absurda, até que em um determinado momento não resiste e sob a ação da força da gravidade é atraído para as partes mais baixas. Infelizmente sempre que isso vem ocorrendo precisamos contar as nossas vítimas. Angra até o fechamento deste post já contabilizava 41.
As estradas para a região estão fechadas. O usina nuclear que se localiza na área também teve um pedido de fechamento feito pelo prefeito local.

Nenhum comentário: