terça-feira, 13 de abril de 2010
Educação para mudar.
Nem todos os seres humanos tem direito à educação. Estamos com cerca de 6 bilhões de habitantes no planeta, temos cabeças pensantes incríveis, mas ainda temos a grande maioria de excluídos.
Vejo um monte de dados. Tento traduzí-los. Lí que 65% dos brasileiros por exemplo, não tem acesso à rede. E certamente, nos próximos 20 anos não haverá muita mudança neste quadro, porque a educação precisa dar um salto muito grande para vencer este problema. Não só a educação. A infraestrutura de internet que temos hoje é ridícula, a banda larga não chega em cidades com menos de 200 mil habitantes. Não haverá avanço enquanto não se investir neste outro setor.
Na escola o ensino baseado na informática atraí os alunos. Mas cerca de 61% deles preferem a rede de relacionamentos ao chegar à frente de uma máquina. Vídeos, jogos e músicas os atraem de forma significativa, mas ainda precisamos nos adequar para que a ferramenta seja efetivamente produtiva. Para nós professores, e para eles alunos.
É preciso também ter cuidado com os pais. Muitos acham que a internet nas escolas é uma ferramenta que corrompe o caráter das crianças. Esse preconceito precisa ser superado.
Vivemos a sociedade da informação; informação que hoje é um bem caríssimo e necessário. Mas ainda temos muitos ransos à resolver antes de partirmos para um futuro melhor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário