quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gerd Leonhard e o futuro no mundo digital.

O mundo digital é o nosso mundo presente e futuro. Os jornais, as revistas,a forma de comunicação; tudo está mudando de forma rápida e objetiva. A velocidade deste mundo aumenta à cada dia e acompanhá-la é uma tarefa desafiadora e gratificante.
Assistí nesta segunda feira que passou uma entrevista do pensador alemão Gerd Leonhard, músico, escritor, blogueiro e pensador (ele manja de muitas outras coisas, falou de tudo!) que motivou a inscrição dessa postagem aqui no blog. Gerd mostrou como encherga o mundo em que vivemos, suas transformações, falou de governos, nações, música, downloads, enfim, várias coisas que nós professores, principalmente em geografia, devemos estar antenados em relação ao binômio sociedade x espaço.
Concordo com Gerd. Cada vez mais as pessoas deixarão de comprar jornais, cd´s, blue rays ou qualquer forma de comunicação unitária. Hoje em dia, com a web 2.0, cada vez mais queremos que as informações ou formas de entretenimento estejam ao alcance de um click. Simplesmente com os computadores que hoje já ficam a maior parte do tempo em que ficamos em casa ligados, teremos mais facilidade à buscar estes novos formatos de interações midiásticas e informacionais. Não será possível no futuro acusar alguém de pirataria por divulgar informações que de alguma forma estarão na rede, ao alcance do mouse ou touchpad.
Os nativos digitais tem cada vez mais aversão à leitura de longos textos. O Twitter e seu sucesso estrondoso mostram que infelizmente isso é uma verdade absoluta. E nós educadores teremos de nos desdobrar para manter o interesse pela leitura apurada, pelo gosto da leitura. Mesmo com os novos I pad's, Kindle´s ou qualquer outro equipamento digital para a leitura, essa se dará de forma mais acompanhada se reduzida a textos mais objetivos e menos trabalhados. Uma grande perda para quem hoje imprime os livros, e fatura com eles, mas talvez não tão prejudiciais aos escritores destes mesmos livros.
A banda larga terá de chegar aos domicílios. Assim como a televisão e o rádio, a internet de banda larga tornar-se-à vital ao futuro da educação, do comércio e das relações trabalhistas. Distâncias serão cada vez mais encurtadas com o efeito desta tecnologia da terceira revolução industrial. É citada a relação livre X pago, exemplificado com a briga entre Google (aberto,Ecossistemático) e Aple(fechada, egocentrica).

Com o título de "Future of comunication and social media" (O futuro da comunicação e das mídias sociais) a palestra de Gerd fala também das obsolescências planejadas no mundo digital, rapidíssimas, que pede a cada dia que atualizemos nossos hardwares e softwares para que possamos usufruir de toda a evolução dessa e-life. Basta você pensar que a até pouco tempo estávamos encantados com os DVD´s que substituíram os incríveis VHS´s e que hoje nada além dos Blue- rays nos dão a sensação de plenitude tecnológica! Em comunicação, falando de redes sociais, o Twitter é o principal meio de troca.

Finaliza enaltecendo o papel da internet 2.0, que permite hoje que sejamos mais questionáveis, diferente das épocas da tv ( que breve todos nós não teremos mais!), que apenas nos forçavam a 'engolir' os seus conteúdos.

Vale a pena se informar!
http://www.slideshare.net/gleonhard/future-of-communication-and-social-media-gerd-leonhard-at-nbs-sao-paulo

http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/programa/1193

http://twitter.com/gleonhard

Nenhum comentário: