sexta-feira, 25 de abril de 2008

Crise mundial de alimentos.


Entenda o que o petróleo tem a ver com a crise alimentícia.

A alta nos preços dos alimentos nos últimos meses vem gerando controversas respostas à quetão. Alguns especialistas apontam a produção de biocombustíveis como fator causador da crise. Outros apontam os subsídios dados a produtores europeus e principalmente agora aos americanos. Outros culpam pura e simplesmente a alta do petróleo. Teria o Brasil alguma culpa sobre isso? Realmente o quadro é complicado?





O fato é que a política de produção de biocombustíveis do governo de George W. Bush vem causando um sério problema pelas bandas do Tio Sam. Com os altos subsídios dados aos produtores de milho, grandes áreas plantadas surgiram, tirando áreas de outras produções. E como além disso o Estado vem incentivando a produção do Biofuel, esse ano a produção do milho vai destinar 40% do produto para esse fim. Assim sendo, um produto que é a base alimentar de algumas culturas viu seu preço mais que triplicar e por exemplo, na Europa, já está sendo revista a política para biocombústiveis ( o que era pra evitar o aquecimento global, agora tem que ser para evitar a fome!).





É bem verdade que alguns países deixaram de contribuir com a produção de alimentos devido aos subsídios dados por europeus (principalmente) e americanos. Países como os da África não podiam mais concorrer com as produções dos ricos, não lhes era cabível. Mas as safras colhidas em países como Brasil e Estados Unidos por exemplo nunca foram tão altas.





É verdade também que os Chineses e Indianos, que chegam a casa dos milhões, quase metade da população mundial, tendo suas economias aquecidas estão vendo a sua renda per capita aumentar e com isso estão comendo mais, e melhor.





Vale dizer além disso tudo que com o preço do barril do petróleo passando da casa dos U$ 113, 00 tudo fica mais caro, nesse caso, o transporte por longas distâncias também!





E no Brasil? Bom. A nossa história é simples! Temos o maior "quintal" do mundo pra plantar, plantamos, colhemos, porém, face a globalização (e principalmente à especulação!) temos também os nossos preços aumentando. Tivemos a alta do arroz no último mês de forma alarmante. Alguns radicais nos colocam no hall dos vilões devido a nossa produção do etanol da cana, porém, a nossa área plantada de cana é infinitamente menor que a de soja. Soja, que só serve pra engordar o gado dos outros e pra ajudar a invadir florestas devido a sua alta rentabilidade.





Em linhas gerais podemos dizer que o problema maior é "deles", mas com a globalização ele passa a ser "nosso" também!

Nenhum comentário: