quinta-feira, 10 de abril de 2008

Filmes para o vestibular.

Sempre em sala de aula temos de comentar sobre atualidades e na conversa a comparação com filmes é impossível de deixar de ser abordada.
Na minha experiência como expectador destas produções gostaria de falar aqui neste espaço de algumas obras comparadas a realidade e que no meu entender podem ajudar bastante. Veja, dada aqui a minha opinião, ao assistir a esses filmes procure na literatura a causa ou as causas dos conflitos e ou casos ocorridos nas narrações. Ah, pipoca e guaraná ao lado não fazem mal a ninguém!

-Hotel Ruanda - O filme narra o conflito entre duas etnias do país africano que foi assolado pela guerra civil na década passada. É um filme em que o jogo de poder e a colonização européia são a todo momento abordados e criticados além de ter excelentes atuações por parte dos atores.

-Diamante de sangue- A busca dramática e mortal em busca da riqueza faz desse filme um bom exemplo para que façamos uma reflexão da sociedade de consumo em que vivemos. Vale apena usar um belo diamante se você souber que muitas pessoas arriscaram a vida e até morreram para consegui-lo?

-O senhor das armas- Baseado em fatos reais, com uma boa atuação de Nicollas Cage, o filme mostra a vida de um traficante de armas que se favorece do fim da guerra fria e do desmanche do exército da ex URSS para fazer fortuna e levar as mazelas da guerra à regiões como os Balcãs e a África.
-Babel- Comparação feita a globalização em curso em que acompanhamos fatos simultâneos ao redor do globo terrestre. O filme mostra "cacos" do dia a dia em diferentes culturas e a interação entre elas.

-O jardineiro fiel- Entre outros mostra o problema da AIDS no continente africano. Um continente afetado pela pobreza e falta de perspectiva por um mundo melhor.

-Syriana- Um filme difícil de ser compreendido pela primeira vez, mas narra os bastidores da indústria do petróleo e as riquezas e mazelas por ela empreendidas. Elenco com o excelente ator George Clooney.

-Farenheit 9/11- Mostra os bastidores da tragédia que mudou os rumos da humanidade após 11 de setembro de 2001 (9/11 para os americanos). Contado pela história sarcastica do produtor e diretor Michael Moore.

-Uma verdade inconveniente- Filme do ex presidente americano e prêmio Nobel em 2007 Al Gore, que conta com estudos importantes acerca da questão do aquecimento global e de suas variantes. Imprecindível para a comunidade científica e para quem deseja fazer vestibular.

- Borat- Uma comédia tipo americana, mas que serve para comparar os diferentes estilos de vida em torno do planeta. Trata-se de um repórter de tv do Casaquistão que vai para os EUA para descobrir como é o estilo de vida dos americanos e lá se mete em altas confusões!

-O dia depois de amanhã- Nele ocorre uma demonstração exagerada do derretimento das calotas polares e suas consequências.

-Vulcano- Exemplifica a constituição geológica do planeta.

- Tropa de elite- Embora não tenha assistido, o filme é um novo paradigma na sociedade brasileira. Fenômeno iniciado pela questão do consumo de produtos piratas e acirrado pela problemática em que se envolvem soldados da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro lotados no Batalhão de elite da corporação. Polêmico, ousado e atual. Possível análise da favelização da cidade do Rio.

No momento creio que esta lista dará conta de alguns finais de semana! Caso tenham mais algumas citações comentem aqui.

Nenhum comentário: