domingo, 20 de abril de 2008

Séries americanas em Cuba?

Após 50 anos uma nova realidade.
Matéria do Jornal do Brasil deste domingo.

Cuba comunista transmite séries de TV dos EUA
REUTERS
HAVANA - Cuba vai transmitir a premiada série de televisão norte-americana Os Sopranos e também Grey's Anatomy a partir desta semana, informou o jornal comunista para o público jovem, Juventud Rebelde, neste domingo.
Os Sopranos, da rede HBO, descreve a vida de um chefe da Máfia de Nova Jersey e será transmitida pela televisão estatal nas noites de terça-feira, enquanto o Grey's Anatomy, da ABC, que acompanha a vida de médicos trabalhando em um hospital, será veiculada nas quintas-feiras.
Juventud Rebelde disse que as novas ofertas demonstram "o rigor na seleção de dramas de elevada qualidade ética e apresentação poderosa" da televisão estatal.
Apesar dos 50 anos de confrontação ideológica de Cuba com os Estados Unidos, os filmes, música e programas de televisão norte-americanos são muito populares entre os cubanos e o cinema norte-americano domina a oferta.
Os Sopranos, que terminou em 2007, e Grey's Anatomy não são as primeiras séries de TV a serem gravadas em DVD, trazidas a Cuba e transmitidas.
House, Friends e Everybody Loves Raymond entraram nos lares cubanos, e a série forense CSI é um grande sucesso na ilha caribenha, onde a programação é geralmente centrada em programas educacionais, de variedade e infantis, além de esportes e novelas latinas.
Cuba tem quatro canais de televisão nacionais e várias estações provincianas, todas operadas pelo governo. Televisão por satélite é proibido e um sistema de TV a cabo oferece alguns canais internacionais, como CNN, à indústria turística e a estrangeiros.

Nenhum comentário: