domingo, 6 de setembro de 2009

Caixas d'água em perigo global.

O filme " Uma verdade inconveniente" mostrou a problemática que o aquecimento global pode nos trazer com a diminuição do volume de água aramazenado em geleiras importantes mundialmente falando, como por exemplo no Himalaia (que são responsáveis pelo abastecimento de água de aproximadamente 40% da população do planeta), dos Alpes italianos(responsável pelo abastecimento de boa parte da população da Europa) ou mesmo dos nossos vizinhos andinos.

Acontece que mesmo por aqui, obtendo o título de país com a maior disponibilidade de água para uso, uma reportagem de "O Globo" deste domingo chamou muito a atenção. Com o título de " A 'caixa d'água' do Brasil sob ameaça" a repórter Catarina Alencastro problematiza que quase a metade do cerrado brasileiro, a mais rica Savana do mundo, já foi desmatada.

Os vilões são os mesmos responsáveis pela destruição do Bioma amazônico: A expansão da soja, da pecuária e a extração ilegal de madeiras, não só para a confecção de móveis, mas também para a alimentação de auto-fornos.

É no cerrado que encontramos as nascentes de rios importantes para o abastecimento de água no continente sul americano. As bacias Platina, Amazônica e do Rio são Francisco, talvez o mais imortante do país tem origem nesse bioma que originalmete vai do norte do estado do Paraná até o norte do estado do Maranhão, passando por São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo DF.

Com o bioma alterado, um grande número de espécies tende a desaparecer. A água é apenas mais um fator agravante.

Temos tudo para sermos os campeões em questões ambientais. Está faltando responsabilidade atrelada ao possível crescimento econômico!

Nenhum comentário: