segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Objetivo da geografia. Uma janela para a análise.


"O estudo do espaço supõe a análise da sociedade e da natureza, não isolados, mas como parte integrante de uma totalidade a qual se organiza e relaciona configurando-se em diferentes feições (paisagens), de acordo com os diferentes tipos de sociedade em um determinado território." Castrogiovnni A. C e Goulart L.B. Uma contibuição ao ensino de geografia.

As vezes ao me identificar como professor de geografia sou logo rotulado por ser um mestre de uma ciência incômoda a maioria dos estudantes. "Puxa, eu odeio geografia", ou então " eu nunca me dei bem em geografia!", "meu professor de geografia era muito chato e reprovava todo mundo!" , mas sintetizado como o "eu não gosto mesmo de geografia, pra quê serve geografia?"

Yves Lacoste diz que "a geografia antes de mais nada serve para a guerra", o que é uma verdade. Mas Castrogiovanni e Goulart já nos dão uma perspectiva menos intimadora.
Para meus alunos digo que tudo o que eles vivem e fazem tem a ver com geografia, por exemplo, quem nunca fez compras num supermercado e notou que o preço do tomate viria de forma tão intensa de uma semana para a outra? De quem é essa "culpa"? Do governo? Do plantador? Do transporte? Do tempo?

Pessoal, isso é geografia. Ela está no centro de todas as questões que por mais que tentemos responder sempre encontraremos várias vertentes e outras questões. Fazer geografia é observar o que está ao seu redor, o seu trabalho, o seu salário, a vegetação, o ônibus atrasado, o que passa na mídia. O geógrafo tem o papel da análise, visando o entendimento do nosso mundo. Não à toa nos envolvemos nas maiores problemáticas e impasses, pois a nossa opinião tende a interpretação também das outras áreas. Enfim, fazer geografia é fazer pensar, fazer compreender os mecanismos que movem a sociedade. Uns são mais xiitas que os outros ao defenderem seus pontos de vista, mas é isso o que move essa ciência, que aprendí a amar e que ainda temos muito o quê aprender.

Nenhum comentário: