domingo, 27 de setembro de 2009

Trabalho de campo Parque municipal de Nova Iguaçú (vulcão em Nova Iguaçú).






Realizamos neste sábado 26 de setembro o primeiro trabalho de campo no Parque municipal de Nova Iguaçú, RJ, com a equipe de alunos, professores e cientistas do CIEP 172. O trabalho foi inspirado na vontade de construírmos uma equipe de conhecimento e pesquisa, formando desde já jovens cientistas para as novas gerações, com atividades de pesquisa iniciadas nas proximidades da escola.

O Parque faz parte de uma área de conservação ambiental criada por decreto municipal em 1998. Está geograficamente localizado entre os municípios de Mesquita e Nova Iguaçú,com coordenadas 22°46'74'' sul; 43°27'39''oeste, com início de caminhada a 143m de altitude(fomos até o poço do Casarão, com altitude de 202m). O local atraí a todos por seus elementos biológicos (espécies de Mata atlântica,muitas endêmicas, animais em sua maioria de hábito noturno), históricos (lá está situada a primeira residência da região, uma antiga sede de fazenda escravista), geológicos e geográficos(devido ao parque estar situado na região de uma antiga câmara vulcânica, vindo dái a idéia do vulcão, além de ter sido uma área de exploração econômica que causou impactos ambientais ao Parque).
Formatamos lá um marco importante com a inauguração da placa de interesse geológico com o apoio do Departamento de recursos minerais, o DRM_RJ atráves dos coordenadores Kátia Mansur e Vítor Nascimento, a quem aliás agradesço desde já pela disposição e garra com que nos ajudam a divulgar o conhecimento e a cultura a nossos alunos. Agradescer também a toda a equipe do 172, principalmente dos professores Danilo Valentim, professora Andréia Pacheco, Elisabeth Chaves, Cristiane Ribeiro,Márcia Anita, professora Eliana (uma grande incentivadora da expedição), dos alunos candidatos ao projeto "Jovens talentos" que tenho certeza nos trará grandes companheiros no futuro! Lembro também dos professores Renato Ferreira e Jaqueline Silva, que estão juntos no projeto mas que por motivos pessoais estiveram ausêntes neste campo.

Nenhum comentário: