quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dúvidas Grafite

Pessoal do segundo ano. Apurei nos trabalhos entregues após a prova os temas que mais intrigaram a galera na hora das avaliações. Vamos a eles:

- Questão da expansão e de queimadas na amazônia. Fatores principais- expansão da soja, da pecuária e ação das madereiras. A maior emissão de gases do efeito estufa do Brasil é originada das queimadas.

- Sobre industrialização: Após a crise de 1929 o Brasil vê a necessidade de implementar uma política de industrialização para não ser mais tão dependente das exportações. Getúlio Vargas em 1931 anuncia a decisão de implementar a indústria de base no país. O café é o produto responsável por capitalizar essa indústria, já que a venda da commodity era o maior aporte financeiro do país.

-Desemprego: Pode ocorrer de forma conjuntural (devido a uma crise, problemas econômicos) ou de forma estrutural(como no caso de trabalhadores que perdem suas vagas em áreas de trabalho que passam a ser automatizadas).

-O Brasil é um país emergente e foi incluído no termo BRIC. Temos tecnologia de ponta em algumas áreas, um grande desenvolvimento econômico, mercado consumidor bastante interessante, porém ainda vivemos com gigantescos problemas sociais, como miséria, favelização, crime organizado.

-São Paulo é o estado mais industrializado do Brasil. Em segundo lugar vem Minas Gerais e em terceiro o Rio de Janeiro(IBGE 2009).

- A crise do petróleo em 1973 fez com que o país investisse na política de biocombustíveis, o que hoje nos dá uma notoriedade na questão em nível mundial. Antes, a Petrobrás preocupava-se apenas com a petroquímica, já que o petróleo trazido do oriente médio era barato e abundante. Com a crise, novas áreas de prospecção foram descobertas em todo o mundo, inclusive hoje a nossa bacia de Campos juntamente com a de Santos, que fornecem cerca de 82% do petróleo usado no país.

-Agronegócio: Relação de comércio que envolve a cadeia produtiva agrícola e a pecuária. Em países desenvolvidos as lavouras são altamente mecanizadas e automatizadas, gerando alta produtividade. Para se ter idéia, os EUA, maiores produtores agrícolas do mundo, utilizam apenas 1% de sua PEA (população economicamente ativa) no processo. No Brasil esse número salta para aproximadamente 20%.

-Descentralização industrial: elas fogem de altos custos de mão de obra, sindicatos, trânsito das grandes cidades, impostos. Procuram outras regiões que lhes ofereçam infra-estrutura para escoar a produção e principalmente incentivos fiscais.

Nenhum comentário: