sábado, 3 de outubro de 2009

2016




Bom, tenho que falar da vitória do Rio para sediar as olimpíadas. Otimismo tomou conta mesmo, o pessoal foi pra rua, comemorou, Lula, Eduardo, Edson e Cabral choraram. De fato eles deram um exemplo de time, uma equipe liderada para uma vitória que me pareceu certa até demais. Mas tudo bem. Comemorado o fato agora é hora da reflexão.

Precisamos de muito trabalho até 2014 e 2016. O Estado do Rio precisa em primeiro plano tratar da questão da educação. Os professores do Estado tem um piso salarial incrivelmente baixo (um professor recem concursado recebe por mês hoje no Rio o salário de R$540,00, que faz com que a procura pelo cargo seja cada vez menor, inclusive nos vestibulares para a carreira). Já que vamos investir bilhões em desenvolvimento, creio que seria o marco fundamental dessa empreitada investirmos em educação e saúde.
A segurança é outro elemento conflitante. Não podemos jamais pensar em sediar tão importantes competições nos dias de hoje se o simples fato de cruzarmos uma via expressa já nos aterrorizam. Linha vermelha, linha amarela, avenida Brasil e muitas outras são artérias principais para a cidade, e o caso de problemas de segurança terem sido deixados de lado na escolha da cidade me deixam muito mais desconfiado.

Claro que investir também em transportes e inteligência logística, com integrações multi-modais, redução de preços e tempo de translados serão outros desafios muito importantes. Mas creio que resolveremos a tempo, desde que as questões políticas sejam alinhadas e profissionais competentes sejam consultados. Os temos para isso.

Não somos mais o país ou a cidade do futuro. Somos o agora. É preciso agir!

Nenhum comentário: