segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PNUD 2009


Nossa distribuição de renda melhorou, mais ainda falta muito para ser considerada ideal. Na foto pessoas no interior de Minas Gerais que pedem dinheiro as margens de rodovias esburacadas.

Saiu nesta segunda o resultado da PNUD 2009, onde o Brasil continua cotado entre as nações mais bem colocadas no ranking IDH (com 0,813 num índice com máxima de 1 e mínima de 0). Porém na América Latina ainda estamos atrás de países como Argentina, Chile, Cuba(principalmente por sua educação e saúde; porém com baixa renda), Venezuela (que pela distorção da variável renda ainda está em nossa frente)e Uruguai. O nosso país melhorou no quesito distribuição de renda, porém ainda precisa melhorar muito em saúde e educação. Noruega, Austrália, Islândia, Canadá e Irlanda figuram entre as nações mais ricas, exatamente nesta ordem. Do lado mais pobre, Ruanda (n°167 do ranking), Mali(178°), Serra Leoa, Afeganistão e Niger(último colocado, n°182 - 0,340).

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Seu mandato central é o combate à pobreza. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países-membros para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a seus recursos humanos, técnicos e financeiros, à cooperação externa e à sua ampla rede de parceiros.

Veja o ranking em : http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3324&lay=pde

Nenhum comentário: