terça-feira, 13 de maio de 2008

Dados sociológicos/ uso da internet para o bem.

Verificando dados sobre os alunos de concurso de vestibular, parei com o questionário aplicado pela UFRJ, uma das mais conceituadas do Brasil, e achei muito interessante o resultado da pesquisa. Foi possível verificar a força da televeisão no país mais uma vez, e ver a velocidade com que a internet é usada como meio de obter informação. Me deparei com o fato de eu mesmo recorrer a maioria das vezes para este último recurso a fim de fazer as minhas leituras ( leio até 7 jornais no fim de semana, por exemplo). Os que acessam a internet em casa são maioria (46,5%), contra 37% em lan houses e apenas 3% no próprio trabalho. No critério de cor da pele. 57,09% dos vestibulandos se disseram brancos, 9,17% negros, 24,81% pardos, 2,20% amarelos e 1,13 índios.
Um dado chamou muito a minha atenção em particular. Dos entrevistados, 38% disseram que seus pais têm curso superior completo e 21% têm pais que fizeram o ensino médio.
O uso da internet foi citado com finalidade de trabalhos escolares por 34,35%, uso profissional por 11,04%, jogos 5,1%. Mas em meio ao uso dessa modernidade 39,4% disseram que usam a internet para outras finalidades, que como sabemos hoje no país, na maioria das vezes estam eles se referindo ao Orkut, ou MSN´s da vida.
Claro que são finalidades distintas e não cabe aqui o julgamento deste ou daquele caso isolado. Mas podemos utilizar a internet pra tudo hoje em dia. Basta sermos racionais.

Nenhum comentário: