terça-feira, 27 de maio de 2008

O "bom" e o "mau" do Brasil.


A revista Veja desta semana traz como matéria de capa a bipartição do nosso país. Temos tecnologia de ponta, mais ainda morremos por causa de um mosquito!
É um estudo da situação atual do mesmo que será lançado pela editora Campus/ Elserver chamado Brasil globalizado, e que traz o comentário de vários economistas renomados, além do sociólogo e ex- presidente FHC.
O Brasil tem hoje as suas exportações em alta, terras produtivas, urnas eletrônicas, o etanol da cana, biotecnologia, tratamento da AIDS em estudos avançados, diversidade de indústrias, motor totalflex, energia limpa, executivos globais, cidades com internet livre, arquitetura maravilhosa e é o maior exportador de carnes. Em contra-partida, ainda convivemos com invasão de terras, mosquito da dengue, trabalho escravo, impunidade, desigualdade ímpar, devastação ambiental, filas no SUS, caos aéreo, caos no ensino público, professores e médicos mal pagos, baixo índice de leitura e incentivo a mesma, turismo sexual, engarrafamentos, nepotismo, favela.
Pensa-se muito em PIB e pouco em maio ambiente. Muito esforço e pouco resultado. Mesmo assim parece que o sol nasceu mesmo para nós. Somos um país democrático e multi-racial, temos reservas de U$ 200 bi e não temos mais dívida externa(graças ao aumento absurdo do preço das commodities), superávit na balança comercial, gente inteligente. Alguns muitos ajustes ainda precisam serem feitos para que deixemos de fato de ser um país subdesnvolvivo e passemos ao patamar dos desenvolvidos. Mas vale a pena tentar! Melhoria em número de IDH apenas não basta.

Nenhum comentário: