quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aula 4- As cidades



Aldeias, cidades, metrópoles.
Metrópoles são aglomerações com papel central na organização do espaço regional
Aglomeram os centros de riquezas e antagonicamente bolsões de pobreza, especialmente em países em desenvolvimento
As cidades nasceram no interior das sociedades agrícolas, cerca de 2000 anos antes da era cristã, no Egito. Eram complementos do campo já que não tinham função produtiva, apenas de comercializar o excedente produzido pelo mesmo.
Na idade média as cidades adquiriram a função de entreposto comercial uma vez que desenvolveu-se o comércio de longa distância.
A Revolução industrial representou a transformação radical das relações das cidades com o campo. A indústria fez o núcleo produtivo transferir-se geograficamente para o meio urbano
Começava também a migração do campo para as cidades. Começou a mecanização do campo liberando mais ainda a mão de obra. No séc. XX ocorre o aumento da produtividade nas industrias e o crescimento do setor de serviços.
A cidade moderna é um pólo concentrador de comércio, serviços e informações. Ela organiza o espaço geográfico.
Urbanização
Processo de crescimento da população das cidades em ritmo mais acelerado que a população rural(forma conceitual- quantitativa). Na forma qualitativa ela é a transição de um padrão de vida econômica, apoiada na produção agrícola, industria comércio e serviços.
Divisão social do trabalho
Ocorre durante o percurso da urbanização , desintegrando a economia rural(que era auto suficiente) e formando uma economia cada vez mais complexa, com subordinações, criando setores.

Setores de atividades
Primário - produção agropecuária, extrativismo vegetal e mineral
Secundário – indústria de transformação, construção civil, beneficiamento de minérios
Terciário – comércio, serviços, transportes, comunicação, adm. Pública.
Percentuais no Brasil(PEA)
Setor primário – 24,20%
Setor secundário – 19,30%
Setor terciário – 56,50% ( sendo 13,4 no comércio; 19,2 em serviços; 4,6 em adm pública; 9,6 em atividades sociais; 3,9 em transportes e comunicações e 5,8 em outros.
Fonte censo IBGE2000.

Observações
Urbanização acelerada é um fenômeno recente. Em 1800, 3% da população vivia nas cidades. A revolução industrial mudou esse quadro.
4 em cada 5 habitantes nos países desenvolvidos vivem nas cidades
Êxodo rural – pobres do campo migram para a cidade.

No séc.XXI a população urbana ultrapassa pela primeira vez na história a população rural.
A urbanização é desigual. 97% da população Belga vive em cidades, mas esse nível no Bangladesh é de apenas 13%( mas não é regra geral- alguns subdenvolvidos tem população urbana maior que a rural- vide o Brasil)

Alguns países europeus exibem taxas de urbanização menores- é o HABITAT RURAL AGRUPADO (França, Itália e Suíça).
A urbanização descontrolada que ocorre na América Latina provoca uma grave crise urbana. Nesta área em poucas décadas ocorre o que na Europa levou um século pra acontecer e gera desarmonia no crescimento.
Metrópoles e Megalópoles
Aparecem apenas com a revolução industrial- Imensas aglomerações que se formaram nos países industriais à partir do séc.XIX
Paris e Londres
New York em 1920
Berlim e Tóquio
A transformação destas cidades em metrópoles resultou da tendência à concentração geográfica da produção.
Megalópoles são grandes regiões urbanizadas constituídas em um espaço polarizado por duas ou mais metrópoles. É uma forte integração econômica com intensos fluxos de pessoas e mercadorias
Crescimento natural ou vegetativo da população
Nascimentos – óbitos por ano. Expressa o crescimento da população. Sua taxa é dada em termos percentuais e informa em que proporção a população varia de um ano para outro.
A hierarquia das cidades dita que as metrópoles convivam com cidades de porte intermediário em que vivem a maioria da população e exerçam sobre elas algum tipo de influência.
Microcefalia urbana é a concentração exagerada da população urbana nas cidades mais importantes

Nenhum comentário: