quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aula 5- Fontes de energia.

Crescimento no consumo
Do ponto de vista econômico, energia significa ter capacidade de produzir. Ao longo do tempo as sociedades aumentaram o consumo de energia enormemente mas também diversificaram as fontes energéticas.
No séc. XIX o homem consumia 40X o valor da energia do homem primitivo. O homem atual consume 3X o valor do do homem do séc.XIX.

Tipos de energia
No período anterior a RI a lenha era a principal fonte. O carvão assumiu o seu papel no séc.XIX, enquanto no séc.XX petróleo e gás natural foram os destaques.
Nos anos 70 do séc.XX a energia nuclear entrou em crescimento acelerado.


Hoje a existem várias fontes de energia em uso, embora o petróleo ainda seja a matriz energética mundial. Especialistas estudam as energias alternativas como forma de melhorar a qualidade de vida na Terra e propiciar ao mesmo tempo o crescimento econômico no planeta. Melhorar a transmissão e evitar o desperdício dos recursos ainda é a melhor forma de se manter essa melhoria e crescimento.
Geografia e política
Após a 2°GM a industria automobilística assumiu como o setor chave da economia dos países desenvolvidos
Países produtores de petróleo no oriente médio eram responsáveis por 85% do petróleo consumido pela Europa em 1955.
A OPEP(organização dos países exportadores de petróleo) nasceu em 1960 com Arábia, Irã, Kuwait, Iraque e Venezuela. Posteriormente filiaram-se Catar, Indonésia, Emirados, Bahrein, Argélia, Nigéria, Equador e Gabão. Seus objetivos: Fixação comum de preços e evitar a superprodução. Era uma importante arma política e econômica.


Em 1973 essa arma política foi usada. O conflito árabe- israelense fez surgir a decisão do grupo em reduzir a produção enquanto Israel mantivesse a ocupação em terras de países árabes e foi feito um embargo aos Americanos e Europeus que apoiaram Israel. Também ao final do mesmo ano aumentaram o preço do barril em cerca de 300% ! A crise rapidamente se espalhou mundo á fora.

O “choque do petróleo” mudou significantemente o mundo. A energia nuclear cresceu 8X. 45% foi quanto aumentou o uso do carvão. Foi o começo mais positivo do investimento em descoberta de outras fontes de energia. As energias nucleares caíram com o preço do petróleo na década de 80. Novas áreas de prospecção surgiram no globo.
Energia no Brasil
Lenha em princípio, carvão a partir de 1920, petróleo e hidroeletricidade após a 2°GM
Importante: Proálcool- Incentivou a substituição da gasolina pelo álcool.
Hidréletricas- Responsáveis por cerca de 38% da energia no Brasil (á partir de 1990), tendo em 1975, 20%.

Curiosidades
Itaipu, construído no Rio Paraná gera 25% da energia consumida no país. É uma das maiores do mundo.
As usinas do Rio São Francisco integraram o plano de desenvolvimento regional do governo federal da década de 60.
Bacias do Amazônas e Tocantins abrigam um potencial estimado de mais do que o dobro de toda a capacidade do país.
Tucuruí é a segunda maior geradora de energia do país. Começou a funcionar em 1984 para dar vida a produção de minério de ferro em carajás, além do alumínio do sistema Albrás- Alunorte
Balbina foi projetada para suprir a cidade de Manaus. Porém sua capacidade geradora já foi superada.
Impactos ambientais
Balbina e Tucuruí causaram a inundação de enormes áreas de florestas. Uma enorme quantidade de madeiras nobres e matéria prima farmacéuticas foram destruídas ou inutilizadas. A decomposição da biomassa chega a comprometer a própria geração de energia, além dos custos adicionais com manutenção.
Termelétricas.
Maior parte do nosso carvão é importado
A região sul concentra nossa maior concentração carbonífera e é insuficiente (Santa Catarina – carvão metalúrgico, Rio Grande do Sul - Maiores reservas)
Região Norte- 12% com o Diesel como combustível
Termonucleares
1969- Angra I com a Westinghouse- Urânio enriquecido- com o produto sendo comprado no exterior.
1975- Acordo com a Alemanha para construção de 8 reatores nucleares até 1990 e 58 até o ano 2000. Não foi completado. O custo dos primeiros 8 reatores foi o dobro do valor da construção de Itaipu.
Os equipamentos de Angra II foram vendidos ou sucateados e a Angra III não saiu nem da fase de equipamentos.
Transportes
Navio, trem, rodovia, avião. O custo do primeiro é menor que o do segundo e assim sucessivamente. Porém cada país tem a sua particularidade. Isso influi no custo final das mercadorias. No Brasil as ferrovias predominavam até a 2°GM e após a rodovia é a principal fonte de circulação.
Erro do Brasil.
Proálcool
Até 1970 a Petrobrás (Criada na década de 50) concentrava suas atividades no refino do petróleo, pois o preço internacional era muito baixo e não justificava grandes investimentos em pesquisa e prospecção. Com o “choque do petróleo” em 1973 a auto suficiência brasileira passou a ser a prioridade nacional. Fato que só ocorreria em 2006.

A descoberta do óleo na Bacia de Campos é a maior vitória deste projeto. Hoje 82% da produção e vinda desta região que transformou a vida dos cofres públicos de vários municípios Fluminenses nas últimas décadas.
Mas o Proálcool nasceu em 1975 visando a troca paulatina da gasolina pelo álcool combustível nos veículos. Para motivar a produção de cana-de-açúcar foram dados incentivos aos produtores. Para as montadoras de carros à álcool foram dadas também regalias.

Em 1986 o consumo de álcool ultrapassou a gasolina. Mas a redução dos preços do petróleo fez com que a produção desse uma recuada e arrastou o Proálcool a uma crise. Em 1991 foi retomada a discussão da produção por conta da guerra do Golfo.
Hoje o álcool vem se tornando como a menina dos olhos dos governos internacionais. Não só pelos motivos políticos mas também pelo fator ambiental. Especialistas crêem que o Brasil se tornará a nova “Árabia” devido ao seu avanço em pesquisas sobre o etanol e também devido as suas condições físicas e ambientais.

Nenhum comentário: