quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aula 7- A geografia da indústria

Indústria e Espaço geográfico
O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo Espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local.

A moderna indústria nasceu entre o séc.XVIII e XIX, com o surgimento das máquinas e a diversificação dos meios de se obter energia. O sistema de fábrica caracteriza a indústria moderna. Trabalhadores, máquinas e matérias primas ficam reunidos em um mesmo local. Trabalhadores não são donos dos meios de produção.

Primeiramente a indústria se estabeleceu próxima as bacias de carvão mineral, que era a fonte principal de energia tanto para a siderurgia quanto para a indústria têxtil.
Estas concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra , infra-estrutura e transportes, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração

O desenvolvimento da tecnologia vem viabilizando novas opções para a localização das indústrias
Petróleo e eletricidade passaram a ser as fontes de energia mais importantes e liberaram as áreas carboníferas.
Os transportes se desenvolveram enormemente- citando os super-navios, aviões, gasodutos e etc.

A tecnologia e as novas localizações industriais:
As localizações geográficas das indústrias geraram até alguns anos atrás as chamadas economias de aglomeração. Hoje após o ponto crítico deste fenômeno e com o desenvolvimento tecnológico muito mais acentuado, as indústrias estão fugindo para os interiores e com isso criando uma nova realidade: as DESECONOMIAS de aglomeração.

Isso acontece pelos seguintes fatores:
Na região fabril os sindicatos triunfaram
O preço das terras se elevou
O custo dos impostos é mais alto
O trânsito se torna cada dia pior

Alta tecnologia
Eletrônica, informática, biotecnologia, química fina, aeroespacial, aeronáutica e bélica – expansão nos EUA, Japão e Europa
Instaladas nos subúrbios e em pequenas cidades interioranas
China, Tigres, Índia e Brasil entrando no mercado

O caso da industrialização Norte Americana
Começou no NE, junto a aglomerações bancárias em Nova Iorque e Boston com indústrias de consumo
Após sua guerra civil(1861-65) passou a se deslocar para o interior em direção as bacias carboníferas
Em 1900 Manufacturing Belt – cinturão industrial
Após a 2° GM ocorre a decadência do manufacturing Belt, devido a utilização intensa de fontes energéticas, a modernização do sul, a integração rodoviária do país entre outros
Ocorre o migração para o sul e o Oeste- SunBelt- com indústria de alta tecnologia, cujos produtos finais têm elevados custos unitários. Como exemplo temos o Vale do silício, sobre o qual fala o texto seguinte.

O vale do silício.
Vale do Silício é como é conhecido, na Califórnia EUA, o Silicon Valley, um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de inovar científica e tecnológica, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.
O Vale do Silício abrange várias cidades de estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San Jose.
A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região: Apple, Altera, Google, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo de Seattle), entre muitas outras.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Sil%C3%ADcio

Observações
A Google é hoje a empresa de maior valor de mercado no mundo.
Microsoft também está no topo desta lista
Os trabalhadores destas empresas são na maioria jovens até 35 anos
O mercado de jogos para videogames e computadores hoje já fatura mais que a indústria cinematográfica

Tipos de indústria:
Bens de produção ou de base: Mercadorias para a produção ou transporte de outras mercadorias e não para o consumo final. É crucial para o desenvolvimento das atividades manufatureiras. Utilizam muita energia e são também denominadas por Indústria pesada

O Japão embora tenha uma pequena dimensão territorial e uma pobre reserva de matéria prima, através da tecnologia consegue figurar entre um dos maiores produtores de aço, cimento e petroquímicos. Seus pólos produtores se encontram próximos a áreas portuárias, pois é pelo mar que chegam os seus insumos necessários para o funcionamento dos mesmos.


Indústria de bens de consumo: Também chamadas de leves, subdividida em bens duráveis(Automóveis, eletrônicos, eletrodomésticos) e não duráveis (alimentos industrializados, calçados, confecções, bebidas)

Indústria automobilística
Foi pelos automóveis que os EUA transformaram-se em 1° potência econômica mundial
1908- Ford- esteiras criaram um ritmo de montagem até então desconhecido. O ‘fordismo’ virou padrão internacional.
Após 1970 começa o carro popular
Hoje a produção se dá em países cujo custo de mão de obra é mais barato. Pesquisa e desenvolvimento continuam em seus países originais.
A TOYOTA robotiza a produção e promove uma nova revolução- “toyotismo”.

10 comentários:

Anônimo disse...

olá eu sou o celmo pacifico e gostei da desta pagina, ajudou-me a fazer um trabalho escolar.

Anônimo disse...

olá aqui é celmo pacifico, gostei muito da vossa pagina porque ajudou-me a fazer um trabalho escolar, peace and love fuiiiiiiii

Anônimo disse...

olá! essa pagina me ajudou muito no meu trabalho da escola valeu!!

Anônimo disse...

olá adorei me ajudou na minha prova tirei 9,9 poderia tirar 10 so ñ tirei pq esqueci d uma palavra mais eu fui mt bem adorei o site me ajudou mt mesmo vlw . xau

Anônimo disse...

Obrigada por ter criado está pagina pois me ajudou muito a fazer meu trabalho escolar mas, acho que deveria focar mais sobre o assunto.Então assim ajudaria-mos ainda mais.

Rosendo disse...

Adorei a página, pois, esta me ajudou severamente a resolver algumas tarefas da cadeira de Geografia Industrial na Universidade catolica de Moçambique.

larissa carvalho disse...

oi gostei do blogger pois tem bastante informaçaoes

Casa de Novidades Musicais disse...

gostei muito da pagina me ajudou muito no meu trabalho.

Anônimo disse...

Muito bom msm o site, me ajudou muito em um trabalho escolar

Anônimo disse...

ameiiiiiiiiiiii sz by monica