quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aula 9- População

Fatores de influência
O clima e a econômia são os fatores que influenciam a concentração/distribuição da população. O Bangladesh tem 998 habitantes por KM² e em 2050 seremos mais de 9 bilhões em todo o mundo.
O sustento.
O número de habitantes do planeta já superou 6 bilhões de habitantes. Esse número tem aumentado espetacularmente após a segunda guerra mundial. Esse crescimento é visto com preocupação, pois o envelhecimento da população e a diminuição da taxa de natalidade podem sobrecarregar os sistemas previdenciários de todo o mundo.
Os países mais habitados(milhões de habitantes):
China-1.294,8
Índia-1.049,5
EUA- 291,0
Indonésia- 217,1
BRASIL-176,2
Paquistão-149,9

Rússia- 144,0
Bangladesh-143,8
Japão-127,40


Necessariamente os países mais habitados não são os mais populosos.
Países mais populosos(habitantes/km²):
Bangladesh-998,7
Japão-337,4
Índia-319,3
Filipinas-261,9
Reino Unido-243,2
Vietnã-241,1
...
BRASIL-20,6


Outros indicadores:
Expectativa de vida
Mortalidade infantil
Natalidade


Índice de desenvolvimento humano
O IDH foi elaborado pela ONU para comparar a qualidade de vida entre os diferentes lugares. Ele leva em consideração 3 fatores sendo eles o PIB per capita, educação e perspectiva de vida. O Índice varia de 0 á 1. Quanto mais alto é o valor melhor se é o lugar para viver.
Os países que ocupam os primeiros lugares no ranking IDH são sempre os países escandinavos, europeus ocidentais, anglo-saxões, Austrália e Japão.
Ranking IDH ano base 2002.
Noruega
Suécia
Austrália
Canadá
Holanda
Bélgica
Islândia
EUA
Japão
Irlanda

...
72°- Brasil
...174°-Mali
175°-Burkina Fasso
176°- Niger
177°- Serra Leoa


População urbana
Está em constante crescimento tanto em número de centros urbanos quanto em densidade e tamanho. Sua expansão sem controle em países pobres gera diversos problemas como a falta de segurança urbana, falta de saneamento básico e formação de bolsões de miséria pelas periferias.

As maiores cidades- em milhões de habitantes-2002.

O crescimento na história.
Foi moderada até o século XVIII
Em alguns períodos até esta época o crescimento foi até negativo.
A partir de 1750- Aumento exponencial.
1798- Thomas Malthus- crescimento da população não acompanharia a produção de alimentos.
Desde 1960- crescimento médio de 1,8%.
População mundial- Bilhões de habitantes.

Migrações
Seja por necessidade ou por busca de melhores condições de vida para o ser humano, as migrações sempre ocorreram ao longo dos tempos. Antigamente seriam por causas naturais, mas atualmente elas ocorrem muito mais por questões sócio-econômicas. Seus efeitos, complexos. Uma de suas riquezas é a miscigenação racial e cultural.

Pirâmides populacionais.
Indicam aspectos da população como a divisão por sexo(masc/fem), taxa de nascimentos, envelhecimento e expectativa de vida.
Podem indicar também questões como guerras, migrações, etc.

População no Brasil:
Fraca densidade na Amazônia, no cerrado, Pantanal, na campanha gaúcha e no sertão. A primeira pelo extrativismo; as demais pela pecuária extensiva e/ou pelas lavouras de monocultura extremamente mecânizada.

População no Brasil:
Grande concentração- Metrópolis.
Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, BH, Curitiba e Porto Alegre.
São Paulo e Rio de Janeiro- Metrópolis Nacionais.

Números da população do Brasil:
183.257.000 hab.
Densidade de 20,6 hab/km²
Superfície de 8.514.879 km²
Capital- Brasília- 3.250.000 hab.
São Paulo- 19.900.000hab
Rio de Janeiro- 12.050.000
Belo Horizonte- 5.200.00

Evolução da população no Brasil(milhões de habitantes):

Durante muito tempo o elevado crescimento populacional foi apontado como característico de países subdesenvolvidos. Seria uma bipartição demográfica do planeta. Achava-se que o controle de natalidade era a chave para o desenvolvimento
Transição demográfica

Teorias
Mathusiana- Thomas Robert Malthus- Publicadas em seis volumes entre 1796 e 1826,Ensaios sobre o princípio da população, tendo a teoria aparecido em 1798, ditando que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética e a população crescia em progressão geométrica. Para ele a miséria era uma formal natural de controle da população e o Estado não deveria intervir.

Neomalthusiana – 1960-Ressurgimento das teorias de Malthus, mas com o conhecimento de que a produção de alimentos acompanharia o crescimento da população, então os novos teóricos achavam que o acelerado crescimento era um problema para para o crescimento do Estado uma vez que demanda muito mais investimento para fins não produtivos.

Ecomalthusianos – ancorados no movimento ambiental. Controle da natalidade como forma de tornar sustentável o patrimônio ambiental.
Porém hoje notamos que essa teoria não se sustenta por sí própria, uma vez que a população dos países desenvolvidos mesmo representando apenas 20% do contingente mundial chega a consumir até 80% dos recursos disponíveis.

Um comentário:

Sabrina Thamago disse...

ficoulegal mas deixou muito a desejar...tá meio se conexão entre as informações...
bjs