quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Manuel Castells- Sociedade em rede. A nova Sociedade informacional.

Castells nos mostra os cinco aspectos centrais do novo paradigma: a informação é matéria-prima; as novas tecnologias penetram em todas as atividades humanas; a lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações usando essas novas tecnologias; a flexibilidade de organização e reorganização de processos, organizações e instituições; e, por fim, a crescente convergência de tecnologias específicas para um sistema altamente integrado, conduzindo a uma interdependência entre biologia e microeletrônica (Castells, 1999: 78-9).

"redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio" (Castells, 1999: 499)

Esta definição dá ao autor uma ferramenta poderosa para suas análises e observações e lhe permite apresentar alguma conclusões provisórias sobre os processos e funções dominantes na era da informação, indicando que "a nova economia está organizada em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informação" (Castells, 1999: 499) e que "os processos de transformação social sintetizados no tipo ideal de sociedade em rede ultrapassam a esfera das relações sociais e técnicas de produção: afetam a cultura e o poder de forma profunda" (Castells, 1999: 504).

Referências bibliográficas

1. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Exabites da sociedade da informação.

Já vimos que o MTCI cada vez mais nos leva aos avanços e novidades em nossa vida. A internet diminui o mundo nos colocando a apenas um clique de pessoas que podem estar em qualquer lugar do planeta e até mesmo fora dele. Este ano nós da sociedade da informação produzimos cerca de 800 exabites de dados digitais (800 bilhões de gigabytes), segundo a revista INFO número 286-dez. de 2009. Essa gigantesca quantia de informação produzida, processada, trocada e armazenada nos faz cada vez mais termos menos tempo ocioso, que para o ser humano é uma coisa interessante, mas que tem causado em algumas pessoas um certo stress por não dar conta de se manter informado e atualizado, dada a imensa quantidade de fontes que podem ser exploradas.
Difícil precisar o tempo que gastamos para dar conta da leitura de e mails, responder a recados nas redes sociais, assistir este ou aquele vídeo bacana que alguém nos encaminhou. Mas tende a crescer a quantidade de informação produzida e precisamos nos preparar para a enxurrada de conexões que ainda estão por se estabelecer.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Enjoy the life


Aproveite as férias como puder!

Mais internet

Até maio de 2010 TODA A BAIXADA FLUMINENSE deverá estar recebendo o sinal da internet banda larga gratuito via wi-fi (rede sem fios) segundo o secretário de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o mesmo cerca de 1,7 milhões de moradores serão beneficiados pelo projeto. Vamos torcer para que tudo dê certo! E que o wi-fi funcione, claro!

Pobreza

Uma definição que apresento é a de que pobreza pode ser a falta de recurso que uma família tem ao educar seus filhos, o que faz com que ele não siga um caminho de vitórias futuras. No meu entendimento não adianta dar dinheiro para uma família se sustentar, adianta sim dar condições para que ela saia do abismo social e financeiro por conseguinte, fato que só pode ser gerado através da educação.

Pobreza não é falta de dinheiro, mas sim falta de educação.

James Hackman - Nobel de economia.

"enquanto não se der maior atenção à primeira infância (0 à 3 anos de idade), em especial as famílias carentes, as desigualdades socioeconômicas continuarão se perpetuando."

Em entrevista ao Jornal "O Globo" 20 de dezembro de 2009.

Final de ano

COP 15 fracassou mesmo(já era mais do que esperado já que China e EUA não acertaram a diminuição da emissão de gás carbônico à atmosfera). Agora é torcer para que no ano que vem a COP 16 que será realizada na Cidade do México tenha maior êxito.

O negócio da carne brasileira continuou à crescer e a se fortalecer no mercado internacional. As exportações aumentam cada vez mais, o negócio se moderniza, se torna mais forte para concorrer globalmente, as pesquisas da EMBRAPA vão de vento em popa, a engenharia genética avança. Tudo verde para a carne menos pela questão do desmatamento ainda presente nas áreas de expansão da Amazônia.

Verão chegou hoje, dia 21 de dezembro, vai ter influência do el niño, que alterará os regimes de chuvas no NE e NO (que serão mais secos), e no centro sul, que será mais chuvoso. O fenômeno aquece as águas do oceano Pacífico, alterando o regime de ventos na altura do Equador e mudando assim as condições climáticas no nosso continente.

Bom, chuvas em São Paulo(as últimas tem sido bastante traumáticas na capital), Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou qualquer outra grande aglomeração urbana: Tendência será cada vez maior de alagamentos e tragédias provocadas pelas ocupações das encostas, impermeabilização do solo e despejo de lixo em rios e galerias pluviais. Mais uma vez o problema da falta de educação e conscientização.


Vasco na primeira divisão, Flamengo campeão, o futebol do Rio tirou a cabeça da lama pelo menos um palmo este ano!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Internet


A primeira vez da internet deve ser como ir até Marte!

Lembro da primeira vez em que acessei a internet. Devia ser 1997 ou 1998, não recordo me completamente. Foi no trabalho, e os dados eram enviados através da rede discada, a uma velocidade enormemente vagarosa, mas pra mim aquilo já era maravilhoso! Conheci posteriormente alguns sites, mas sem saber direito o que procurar ou digitar a experiência era simplesmente uma loucura. O buscador era o cadê? e logo eu ganhei um e mail da minha namorada(namorada que virou esposa!) com quem eu me correspondia mesmo a vendo regularmente. Era um mundo novo, já parecia ser enorme, e hoje, tenho certeza que é. Nesta década em que uso a rede muita coisa mudou na minha vida e no mundo. As pessoas usam cada vez mais o computador e que hoje já está até mesmo ficando pra trás pela massificação do celular, que faz em alguns aparelhos a mesma função daquele enorme amigo que precisa de tomada e fios! Então agora que a internet vai fazer 40 anos de vida(isso mesmo! 40!)gostaria que você comentasse a sua primeira vez junto desta bela e jovem senhora!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Planetário da Gávea





Um passeio maravilhoso para quem puder aproveitar uma tarde no planetário. A apresentação do sistema solar é simplesmente fantástica.

Ingressos à R$ 6,00.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Prova do ENEM

Conforme conversamos durante todo este ano a prova do ENEM (organizada pela CESGRANRIO) foi uma prova para aqueles que sabem e conseguiram LER bem. Sem questões muito difíceis,porém trabalhosas, e abordando temas da atualidade cruzados com os conhecimentos básicos em geografia, como fontes de energia, clima, agricultura e população.

Confira em http://gabarito.enem.inep.gov.br/

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Ciência na escola.






Fazer ciência: descobrir formas, cores, sons,impulsos. Tudo o que nos desafia precisa ser esmiuçado e digerido. Através das tentativas, erros e acertos, evoluímos em busca de um mundo melhor. A escola se faz presente no primeiro contato dos alunos com esse mundo inovações e de tecnologias que nos fazem acreditar num futuro melhor.

A aula dada no campo, fora da sala de aula, em contato direto com o mundo real para que as experiências façam de fato sentido atraem muito mais os alunos e até mesmo à nós professores, dado o interesse despertado nos que nos seguem. Iniciativas simples podem mudar o interesse na escola e precisamos avançar neste sentido. Experiências sensoriais, física experimental, troca, simbiose, sinergia para o ensino.

Motivos para acreditarmos num mundo melhor!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dubai e Abu Dabi.

Mais uma bolha especulativa estoura no mundo dos corporativos!

ZOO- Protesto!

Professores que não forem concursados da prefeitura do Rio e que quiserem que levar seus alunos ao Zoo na Quinta da Boa vista têm que pagar ingresso inteiro!

Aparição do homem no Planeta.


Luzia, 11 mil anos. Em exposição no Museu nacional, RJ.

Cerca de 200 mil anos. Alguns datam 120 mil anos na África. A forma como se expandiu pelo mundo ainda é uma controvérsia, mas o fato é que devido aos estudos mais recentes da genética, sabemos sim que a África foi o berço da humanidade e que todos nós que hoje habitamos o planeta somos da mesma "raça". Independente de cor da pele, olhos ou do que quer que seja. Estudos no Brasil comprovam que nosso primeiro ancestral encontrado data de 11 mil anos, aproximadamente à época da revolução agrícola, quando o homem começa a fixar-se na região e abandona o nomadismo. A técnica passa a ser empregada não somente para produzir ferramentas, mas também para o cultivo de vegetais, que mais tarde são como chaves para a construção de cidades, onde o homem começa a comercializar os seus excedentes.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Resolução de questões UFF

Abaixo você confere questões do modelo UFF, que terá neste domingo a prova de sua primeira fase.

GEOGRAFIA

1. A aceleração da destruição da camada de ozônio por compostos químicos de origem artificial, tais como os CFCs (clorofluorocarbonos), promove a absorção de raios ultravioletas acima do necessário pelo planeta Terra. Por outro lado, o aumento da concentração de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera contribui para o aquecimento global.
Apresente um exemplo dos males causados pela destruição da camada de ozônio e aponte um efeito do impacto do aquecimento do planeta.

a) Destruição da camada de ozônio: diminuição da reprodução de fitoplâncton e do zooplâncton nos mares. Alterações químicas em produtos agrícolas, inflamação da córnea, redução das defesas imunológicas, câncer de pele.
b) Aquecimento global: aumento da temperatura do planeta, derretimento parcial das calotas polares e aumento do nível dos mares, causando transgressões marinhas e inundações em cidades costeiras.
2. A China registrou em sua economia, nos últimos anos, uma taxa média de crescimento de 8,9%. Essa expansão econômica coloca esse país como um dos principais competidores no comércio internacional. Assim, aponte duas razões para o fato de a China ser a economia que mais cresce no mundo atualmente.
a) A farta e barata mão-de-obra e disciplinada, reduzindo o custo da produção e afirmando a competitiva agressiva da China no mercado global
b) Reformas econômicas de Deng Xiaoping;
c) Criação das Zonas Econômicas Especiais, visando à produção para exportação em bases capitalistas modernas;
d) Abertura a capitais estrangeiros, mas com forte controle político do Estado.
3. O alto preço do petróleo, somado aos danos ambientais causados pela combustão produzida por ele e a sua finita exploração, tem direcionado os paises centrais e emergentes a optarem por matrizes renováveis e menos poluentes. Nesse contexto global, o Brasil se afirma como um dos principais produtores de biocombustível. O etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é o carro-chefe da produção nacional. Assim sendo, apresente duas conseqüências socioeconômicas da expansão da lavoura da cana no território brasileiro, nas últimas décadas.
a) Expansão do desmatamento para fins de abertura de novas áreas à produção;
b) Aumento da concentração de terras;
c) Substituição da produção diversificada de alimentos pela monocultura da cana;
d) Produção voltada para a exportação em detrimento do mercado interno
e) Aumento do desemprego e dos trabalhadores diaristas e da violência no campo.
f) Reforço às migrações campo-cidade

4. A globalização da economia em curso decorre de longo processo de expansão do capitalismo em escala planetária. Entretanto, os fluxos da globalização atingem desigualmente o espaço geográfico mundial.
Disserte sobre duas características da globalização no âmbito das relações econômicas entre os países.



a) Criação de blocos econômicos regionais;
b) Expansão das empresas transnacionais;
c) Expansão do comércio internacional;
d) Domínio do capital financeiro em escala global;
e) Maior interdependência entre as economias nacionais



5. Desde meados do século XX, é crescente a taxa de urbanização no Brasil. Em 1950, essa taxa era de 36,2% e em 2000 saltou para 81,2%, segundo dados dos Censos Demográficos do IBGE. A acelerada urbanização não foi acompanhada por uma infra-estrutura adequada à demanda por serviços da população urbana. Aponte duas conseqüências provocadas pela rápida concentração populacional nas áreas urbanas do país.


a) Aumento da favelização, expansão do trabalho informal, violência urbana; deficiente rede de serviços públicos (escolas, hospitais, transporte e saneamento básico).

sábado, 21 de novembro de 2009

Trabalho de campo Rio de Janeiro com Quinta da Boa vista. Preço do solo urbano na cidade.



Jornal O Globo- 15/11/09

O objetivo é avaliar através da observação das paisagens pelo percurso o motivo dos diferentes preços dos imóveis.

Trabalho de campo Rio de Janeiro com Quinta da Boa vista.


No mapa, o roteiro do trabalho de campo, CIEP 172, com saída de Nova Iguaçu, circulando pela Rodovia Presidente Dutra, Linha vermelha, Linha amarela, Avenida Ayrton Senna, Auto estrada Lagoa- Barra, Orla zona sul, Aterro do Flamengo, Perimetral, Av.Presidente Vargas e Quinta da Boa vista ( traçado em preto). Em vermelho os pontos de observação do relevo pelo percurso.

Mapa fonte: O globo- 15\11\09

Ahmadinejad fala em nome de Deus

O presidente do Irã vem ao Brasil e nesta sexta feira assisti a sua entrevista, conduzida pelo Willian Waack. Mahmuod Ahmadinejad foi reeleito de forma bastante discutida, inclusive sobre acusações de fraude eleitoral. O que mais me chamou a atenção durante a entrevista foi o fato do líder iraniano dizer que fala em nome de Deus, porém pregando contra a existência do Estado de Israel, sendo contra a homossexualidade, que segundo ele é contra os princípios humanos, porém propondo um novo modelo de capitalismo, menos excludente, mais solidário. Com certeza Ahmadinejad enfrentará protestos por aqui, mas ele garante que a amizade com o Brasil não se abalará, já que "as opiniões devem ser respeitadas", segundo o mesmo.

Estranho não?!

Capitalismo

Poderá o atual modelo de capitalismo desenvolver a solidariedade nas pessoas? Esse modo de vida não será destrutivo e irracional? Como podemos mudar o mundo se temos na competição exacerbada os principais modelos de vencedores?

Questionamentos apenas!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desenvolvimento X sustentabilidade. Kopenhangen fracassa antes de começar.


A natureza não esperará!

Os EUA e a China já se anteciparam e afirmaram que até a conferência em favor da assinatura de um novo tratado para emissão de poluentes no mês que vem na Dinamarca não terão um cronograma que permita o comprometimento dos países em favor das reduções de emissões. O desenvolvimento para os países ricos ou emergentes ainda se sobrepõe aos interesses da sustentabilidade, já que a redução das emissões pode afetar diretamente a indústria e economia destes países. Porém a cobrança ambiental jamais deixará de ser feita pelo planeta.

Num condomínio haveria uma reunião pois existem vizinhos que jogam lixo no quintal. Porém esses vizinhos decidiram que antes mesmo da reunião que irão continuar jogando o lixo no playground! E isso virou fato!

É uma pena para todos nós que moramos neste condomínio!

domingo, 15 de novembro de 2009

Ainda dá tempo!

Olha, hoje é dia da proclamação da república!São 120 anos hoje.

Cargos políticos.

Discutimos muito essa semana sobre o enorme apagão que ocorreu Brasil à fora. Mas as causas deste incidente só podem ser entendidas pelos loteamentos políticos que ocorrem no país tanto nos governos federal, estaduais ou municipais. Apadrinhados políticos, alianças que pensam puramente na chegada ao poder e acabam por arrasar os serviços públicos caros e fundamentais à que nós da população necessitamos continuarão infelizmente a acontecer e profissionais gabaritados ficarão impossibilitados de exercerem seus ofícios porque darão lugar a estas verdadeiras amebas parasitárias que por falta de cargo eletivo se encostam na máquina pública movida por nossos impostos. Não haverá avanço algum enquanto não mudarmos esse quadro hierárquico antigo e burro que sisma em permear a nossa sociedade. É preciso que os profissionais de verdade ocupem as áreas estratégicas e de infra estrutura, independente de filiação partidária. Se é que queremos continuar no caminho de um país mais transparente esse fator se torna imprecindível.

Você deixaria um pedreiro operar seu coração?

sábado, 14 de novembro de 2009

Angra dos Reis- Jornada do Jovens Talentos RJ



Jornada do Jovens Talentos na Eletronuclear, Angra dos Reis,RJ. Da direita para a esquerda a aluna autora do projeto " Parque municipal de Nova Iguaçu" Nathália Lima, e as professoras Elisabeth Chaves e Cristiane Ribeiro.

Aconteceu até ontem, sexta feira dia 13 de novembro de 2009 no Teatro da Eletronuclear em Angra dos Reis(ao lado da usina nuclear)a Jornada do projeto Jovens talentos 2009, com a participação de trabalhos de todo o Estado do Rio de Janeiro. Os trabalhos são produzidos por alunos do ensino médio em parceria com instituições de nível superior e orgãos de pesquisa e desenvolvimento como o DRM-RJ. Muito bom para nós professores, hoje em tempos difíceis verificar que ainda existem iniciativas como estas que são importantes para o conhecimento e elevação da estima destes jovens maravilhosos. Por Nova Iguaçu a aluna Nathália Lima representou o CIEP 172 com o projeto para desenvolvimento do trabalho " Parque municipal de Nova Iguaçu", que para o ano de 2010 deverá estar presente na jornada.

Gostaria aqui de agradecer ao pessoal da FAPERJ, sempre atenciosos Jorge Belisário e Michele, ao Vítor e à Katia Mansur do DRM-RJ, aos professores Dácio e Célia da UFF de Santo Antônio de Pádua(cujos alunos apresentaram projetos fantásticos!), Elisabeth e Cristiane Ribeiro,companheiras de trabalho do 172(pessoas de amizade inenarrável- estamos aí!) e a Nathália, que representou o grupo da turma 2003 (Eliane, Suellen, Johnatan, Alessandra), tão empenhados e igualmente vitoriosos.

Que venha 2010!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bolsa celular

Ao abrir o jornal e me deparar com o anúncio do “bolsa celular” realmente entendi que é preciso mudar urgentemente, mas com urgência urgentíssima. A educação no Brasil é quem pode fazer com que o povo deixe de ser dependente de ações eleitoreiras desesperadas como esta(sim, com Dilma Rousseff concorrendo à presidência o PT corre o risco de não se conservar no poder, e isso é no mínimo um desastre para o partido que após duras penas conseguiu o feito!)
Usar de uma ação tão baixa para se manter no poder me deixou de fato muito, mas muito preocupado.
Um cidadão que hoje no Brasil, pais com 183 milhões de habitantes e 175 milhões de celulares, não possuí um celular, é porque a sua área de residência com certeza não tem nem ao menos o sinal das operadoras de celular. Isso é óbvio visto que quase a totalidade dos domicílios possuem tal bem. A criação do benefício só favorece as próprias operadoras, que venderão ainda mais aparelhos, e deixarão de recolher alguns impostos, para compensar tal "benéfice"! É mais que hora de os políticos no nosso Brasil deixem de achar que somos pessoas desprovidas de pelo menos bom senso. Breve poderemos ter o "bolsa motel".

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Condomínio global.


Pode ser difícil resistir ao consumo, mas precisamos estar atentos a nossa forma de vida.

Fronteiras são fictícias. Se você destrói uma floresta você atinge um mundo inteiro. Se você joga o seu lixo no rio você está contribuindo para a enorme mancha de lixo que mata as vidas nos oceanos que fatalmente banham a costa do seu continente de morada. Nada nesse sistema se perde. Gaia precisa de equilíbrio para a sustentabilidade. já sabemos que os créditos de carbono não são a solução real, e muito menos econômica para o mundo. É hora de mudar já os nossos sistemas de vida(principalmente os nossos colegas norte americanos). Essa conta não vai fechar nunca! Preserve a sua vida e a do seu vizinho. Consuma apenas o necessário. Faça a diferença!

Mais uma vez...


Can't take my eyes off you!

...é preciso sonhar gente! É preciso ter utopia! Não pense apenas no dinheiro, veja um pôr do sol, alegre a sua vida! Certas coisas ficam para sempre na nossa memória. Vale a pena viver! Aproveite bem o seu dia!

Apagão, redes, mundo e fluxos.



Fluxos podem ser materiais e imateriais. Quando estamos falando de energia sabemos que sem ela nada se produz. Um país não cresce, uma economia fica estagnada. Fluxos materiais são aqueles em que circulam energia, mercadorias, pessoas, etc.. Os imateriais são aqueles em que circulam informações, capitais. Noite passada um enorme apagão tomou conta da parte sul da América do sul, com Brasil, Argentina e Paraguai sofrendo por várias horas com falta de energia, o que trouxe grande prejuízo para inúmeras pessoas que dependem dos sistemas de trem, metrô, pessoas que estavam no trânsito pesado nas cidades. Problemas com infraestrutura causam muitos transtornos, sejam eles responsáveis por qualquer fonte de transferências de fluxos. No caso dessa região específica, o problema foi anotado como sendo na usina de Itaipú, responsável pela maior parte da geração elétrica na área. É um fato para nós que precisamos deste fluxo específico entendermos as importâncias das REDES.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O vestido estava curto?

Tenho a seguinte opinião: Está difícil decidir como proceder nos casos como o da estudante da Uniban. Se ela queria chamar a atenção de todos nós,conseguiu, de uma forma ou de outra. Tanto que estamos comentando aqui no blog. Com os meios de comunicação cada vez mais exaltando o talento "corporal" fica difícil colocar parâmetros na sociedade que é facilmente manipulada por esta influência cultural pouco vestida. Vemos hoje nas escolas e universidades meninas e meninos muito mais preocupados com a vaidade, tipo de roupa ou pouca roupa que usam. Sinceramente não sei o quê é possível fazer, mas sei que é preciso resgatar a ética. Não preisamos seguir as regras do colégio militar, mas o mínimo de boa vontade se faz necessário.


E você? Achou que o vestido estava curto?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Aquecimento global. Veranico.


No meio da primavera nós aqui no Rio vivemos dias de verão intenso este final de semana. As temperaturas passaram dos 40°C e mesmo durante a noite eram encontradas em áreas próximas as praias termômetros marcando 28°, 30°(na praia de Icaraí, Niterói, os mesmos estavam marcando 30° por volta de 0:35). Muitos podem dizer que nunca sentiram um calor tão intenso, mas na realidade com o acumulo de poluição e aumento do número de construções e concreto por toda a cidade, nós teremos cada vez mais as "ilhas de calor" que nos fazem ter variações de até 10°C em uma mesma rua(este estudo é demonstrado no livro Mundo sustentável, editora globo, com o tema Ilhas de calor).
Meteorologistas usam o termo veranico, ou pequeno verão (duração mínima de 4 dias) para nomear o evento que apresenta calor elevado, baixa umidade do ar e forte insolação.
Muito protetor solar e muita água de coco para enfrentar esse fenômeno!

Cuidado com o desperdício de água!

domingo, 8 de novembro de 2009

Eric Hobsbawn e a nova ordem pós muro de Berlim

Para o autor a queda do muro favoreceu o crescimento da violência em todo o mundo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u649208.shtml

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Claude Lévi Strauss (1908-2009)

Foi o homem importante para hoje se afirmar que não existem raças superiores. Em seus estudos o antropólogo francês mostrou que todos nós seres humanos pensamos da mesma maneira, independente de região geográfica(ele estou comunidades indígenas brasileiras na nossa amazônia).

Não existe motivo para discriminação.

Obrigado mestre Lévi Strauss.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pesquisa Grafite

Alunos do segundo ano pesquisaram sobre fluxos migratórios com destino à São Gonçalo, cidade do Estado do Rio de Janeiro. Veja o resultado:

1- Qual é a sua região de origem?
Nordeste- 67%
Centro oeste- 6%
Exterior- 27% (China, EUA e Chile foram os países citados)


2- Qual o motivo da vinda?
Emprego- 73%
Social- 15%
Político-6%
Educacional-6%


3- A vida aqui é melhor ou pior que em sua região de origem?
Melhor-73%
Pior-23%


4-Deseja voltar a residir em sua região de origem?
Sim-80%
Não-20%


Foram entrevistadas 15 pessoas no período de 01 à 28 de outubro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

Muro de Berlim: Vinte anos da queda.

Em 1989 ruia um dos maiores símbolos da "Guerra fria". O muro era simplesmente uma forma de se dizer que existia uma divisão entre capitalismo e socialismo, e após Mikail Gorbachev em 85 visualizar que a economia planificada não iria sobreviver ao capitalismo e abrir a URSS mesmo que de forma singela à economia de mercado e à política, a queda do muro foi o que mais representou o sistema que hoje Hugo Chaves ainda tenta reestabelecer na Venezuela e que Cuba mesmo falida ainda adota.Utópico, o modelo ficou para trás, talvez porque a tirania dos Estados que o adotavam tenha sido maior que a sua vontade de igualdade. Talvez o socialismo tenha sofrido mais por causa das sociedades de consumo global, que através de suas propagandas seduzem a maioria da população mundial, com seu modo de vida moderno e insustentável. Mas a principal vitória com o fim do mesmo foi a liberdade. Sim, esta ficou estampada nos rostos dos alemães orientais após aquela data. Talvez ainda sintam um pouco da dor que passaram por vários anos, mas a distruição deste símbolo tirano levou o povo a pensar em tempos modernos e liberdade para o futuro. Algo que não se encontra em qualquer supermercado!

Apaixone-se por viver! vale a pena! Seja gentil. Sorria! Dê bom dia ao seu vizinho, ao motorista, ao pessoal do elevador, ao cobrador do ônibus. Olhe o sol, agradeça. Respire fundo. Não pense em coisas ruins. Viaje. Colecione bons momentos. Beije. Acaricie. Seja feliz! Bom domingo e boa semana a todos!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Evolução e manipulação para o consumo. MTCI

Windows 95, Windows 98(lembra?), Windows millenium, Windows 2000, Windows XP(inesquecível!!!!), Windows Vista(pesadão!) e agora Windows 7.

Troca-se o sistema. Gasta-se mais.

Mas existe evolução. As vezes!

Será que ele sobreviverá?

Um problema para a sociedade de consumo exagerado(aquecimento do planeta).





Recebí um e mail com as seguintes fotos. Resolví compartilhar com os visitantes não como uma forma de questionar os seus hábitos, mas de mostrar uma realidade. Por favor dono das fotos não me processe!

O calor que tem feito na Austrália (temperaturas acima de 45°C) fez com que o amigo koala acima procurasse uma sombra para se abrigar. Uma dona de casa viu a aflição do bichinho e resolver pôr uma bacia com água para o mesmo se refrescar. Parece bonitinho, mas na realidade é mais um indício de que estamos nos destruindo, e destruindo algumas espécies conosco.

Jogos pelo celular.


Que tal assistir o seu futebol em qualquer lugar, pelo celular? Os americanos assistirão seu basquete dessa forma.

O celular segue a sina de substituir o computador. Gradativamente as funções se aproximam.


Os americanos poderão assistir aos jogos da NBA através de seus celulares. Estima- se que pelo menos 60 milhões de usuários comprem o pacote de transmissão das tv´s a cabo americanas, que dará direito ao usuário de assistir aos cerca de 40 jogos transmitidos por semana no país. Tudo pelo celular.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bancada da bala.


Eu quero ver o pôr do sol, quero que meus filhos vejam. Vamos mudar esse quadro!

Pergunte-se: De onde vem as armas para as nossas guerras urbanas aqui no Brasil? Talvez seja fácil responder.
Talvez você tenha o entendimento que estas armas são desviadas da própria polícia através de servidores insatisfeitos com a sua remuneração. Mas seria burrice fornecer armas a quem pode mesmo usá-las contra você, não seria?
Acontece que estas armas em sua grande maioria são produzidas aqui mesmo, no Brasil. Algumas entram pelas fronteiras, mas segundo levantamentos dos especialistas este total só chega a 5%.
Munição em quase totalidade também são produzidas aqui. Os orgãos públicos, poderes públicos sabem disso. Então por que estas fábricas não são fiscalizadas com mais rigor?

A indústria das armas é muito poderosa. Por isso essa violência não acaba, porque a munição não acaba. Quem assistiu ao filme "Senhor das armas" pode ter uma dimensão do poder dessa indústria. Lobbystas corrompem nossos políticos com o intuito de manterem os seus negócios a pleno vapor; este é o motivo pelo qual o desarmamento não pegou por aqui.

Pessoal, os políticos é quem estão bancando toda essa violência no Rio de Janeiro. E no Brasil inteiro. Eles são os responsáveis pelo banho de sangue em nossas cidades.
Traficante não produz bala, não sabe ler em russo, não tem instrução ou maquinário para produzir esta tragédia.

Estão matando a nossa sociedade. Vamos investigar quem são os políticos a favor desta matança. Nomeiem os homens da "bancada da bala".

Basta de ver pessoas inocentes morrendo por motivos mesquinhos.

Vamos dar um basta!

domingo, 25 de outubro de 2009

U2 live Rose Bowl today- 1:30h- Live in youtube.


A rede é mesmo uma alternativa fantástica de informação e entretenimento. Esta noite será transmitido o primeiro grande show ao vivo pela internet, direto de Los Angeles, Califórnia, com a banda irlandesa U2. Goste você ou não assista o show, porque com certeza ele entrará para a história. Os convites? Mando agora para tí!

Acesse - http://www.youtube.com/U2official#p/u

www.u2.com

Começo- 1:30h horário de Brasília.

Transmitido em Streaming

Palestra com George W. Bush.

Com um cachê de US$ 100 mil (cerca de R$ 172 mil) pela palestra de 40 minutos!

Tá afim?

Esse é o preço para que o ex-presidente norte americano fale com os funcionários de sua empresa, alunos ou qualquer outro público.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Subida ao Parque - Semana Nacional de ciência e tecnologia







Nesta sexta dia 23 foi realizada mais uma subida ao Geoparque de Nova Iguaçú, RJ. O evento visa mostrar de uma forma multidisciplinar que o ensino pode ser divertido e diferenciado. A sala de aula ao ar livre é uma ótima alternativa e um laboratório para a vida. Participaram do evento os alunos da escola municipal Monteiro Lobato- Nova Iguaçú, o DRM-RJ, CIEP 172 Nelson Rodrigues além da Secretaria de educação do município de Nova Iguaçú.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pensamento

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso: cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."


Charles Chaplin

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Parque Municipal NI.

Dia 23 haverá pela semana nacional de ciência e tecnologia uma nova subida ao PMNI.

E o 3G?

Quando assinei o contrato 3G tive uma fantástica surpresa. A velocidade de internet era maravilhosa, assistia à vídeos, o Youtube virou febre! Porém a carruagem virou abóbora. A operadora Vivo colocou no contrato que à partir de Agosto a velocidade da rede iria ser diminuída para 128 Kbps( após 2 gigas de tráfego de dados- Num plano chamado de ILIMITADO!), que para quem deseja assistir a um vídeo é uma calamidade!Isso claro eu não lí! Um erro! As letras claro, eram minúsculas e o vendedor não avisou.
O preço continua o mesmo! Só a velocidade é quem caí.

Como sobreviver com a internet lenta outra vez?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Documentário

Pessoal do 2° e 3° ano assistam o filme que retrata as diferentes realidades da cidade do Rio de Janeiro.

http://video.google.com/videoplay?docid=-4566690277049336280#

Não percam!

sábado, 17 de outubro de 2009

Segurança



Mesmo com todo o aparato de filmagem, acontecem coisas que não podem ser explicadas. Os ônibus que saem da região metropolitana em direção ao município de Maricá são assaltados várias vezes, pelo mesmo assaltante, e nada muda. Parece que estamos vivendo numa era de muita informação e sem muita sabedoria para uso da mesma. Ou falta vontade para resolver esses problemas que traumatizam e ferem diarimente os usuários de ônibus?

Rio de Janeiro.


Tão belo!

"Eu vejo um novo começo de era
De gente fina elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim do que não..."
Lulu Santos


É impossível não se encantar! É impossível ficar indiferente. Mas esse sábado foi triste acordar nesta cidade. O poder paralelo mostrou mais uma vez as suas garras, o bairro de Vila Isabel virou território de guerra. Resolví não colocar aqui as terríveis imagens de tiros, helicóptero caindo, policiais morrendo. Não quero expor as fotos sensacionalistas que infelizmente são as que mais vendem. Hoje é um dia triste. Hoje é mais um dia que saiu na imprensa uma situação que se arrasta a décadas. Mas ainda podemos reeditar o belo, as boas coisas, as paisagens que nos inspiram, e hoje essa foi a foto que escolhi para ilustrar que um novo tempo precisa chegar por aqui.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Tenho uma dúvida! Não, várias!

Você compra um carro e tem que pagar ipva. Compra uma casa e paga o iptu. Coloca dinheiro no banco e o mesmo banco cobra taxa de manutenção, juros em empréstimos.

Afinal de contas, nós somos "donos" de alguma coisa nesse mundo?

Comente.

Somos "laranjas" do Estado?

Vestibular da UFF.


Novos rumos! Professores e alunos cada vez mais desnorteados!

Mudou tudo em relação ao ENEM. Será aberto um novo período de inscrições

http://www.coseac.uff.br/2010/

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Trabalho remoto.


O método tradicional de ensino. Este ano já transmitimos uma palestra via Skype e no futuro muitas outras virão.

Trabalhar em casa pelo menos uma vez por semana já é realidade para cerca de 37% dos Norte americanos (PEA) segundo dados do site da revista Info Exame (http://info.abril.com.br/noticias/corporate/trabalho-remoto-e-realidade-para-37-nos-eua-13102009-18.shl).
As vantagens do trabalho remoto são sem sombra de dúvidas a redução de custos, a melhor produtividade do trabalhador, além da flexibilidade de horários. Não podemos esquecer que em época de aquecimento global essa modalidade de trabalho reduz a nossa emissão de CO².
Na educação se discute hoje que as aulas tele presenciais podem causar desemprego estrutural, já que a quantidade de professores poderia ser reduzida de forma significativa ( um único professor dando aula em várias salas de aula através da video conferência), porém a chegada a áreas remotas seria de grande valia para populações que nem sempre podem pegar um avião para assistir à boas aulas com grandes especialistas (que convenhamos é quase a totalidade!).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nome de algumas favelas.


"quando, aqueles morros não tinham nome,
foi pra lá o elemento homem, fazendo barraco,batuque e festinha,
Nasceu Mangueira, Salgueiro, São Carlos e Cachoeirinha!"

Bezerra da Silva.

Veja como surgiram os nomes de algumas favelas do Rio: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1294098-5606,00-ESTUDIOSOS+E+COMPOSITORES+REVELAM+ORIGENS+DOS+NOMES+DAS+FAVELAS.html

Na foto o Morro do Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana(frente). Observe o contraste do padrão das construções.

Obama Nobel da paz!

Como assim? Eu esperava o Lula! Que sacanagem!
Nem ele mesmo acreditou! Mas a grana já prometeu que irá dividir com os necessitados. Agora a desculpa da escolha veio do fato que Obama tentou estabelecer conversas de paz para o mundo.

Já tem gente reclamando que o Bush não ganhou o prêmio também!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Como um bilhete sorteado...



...descobriu-se o Pré-sal. Por analogia (sim, a costa do Brasil e a costa africana estiveram juntas a 200 milhões de anos atrás e afastam-se com a velocidade com que suas unhas crescem), descobriu-se petróleo na costa ocidental africana entre Gana e Serra Leoa(últimos países do ranking IDH- o que baratearia a sua exploração por parte de empresas estrangeiras). Sabemos que o petróleo é uma energia suja e que hoje temos que lutar para reduzirmos o consumo desenfreado do insumo, se é que queremos pensar em reduzir as emissões de co² lançados a atmosfera e causadores do efeito estufa.
Sabendo-se que só colheremos o fruto da nossa rica camada de petróleo daqui a 10 ou 15 anos, será que nós descobrimos que temos um bilhete de loteria que foi sorteado, mas que o valor não é aquele que nós supunhamos que ele tinha? Além disso teriamos concorrência que diminuiria substancialmente o valor da commoditie? Em Junho de 2008 o barril chegou a custar R$ 300,00 e que agora custa em média R$ 130,00?

Dias 5 e 6 de dezembro, nova data do ENEM.

O governo remarcou nesta terça-feira o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os dias 5 e 6 de dezembro. A data havia sido escolhida no início da tarde pelo Ministério da Educação e foi confirmada após uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. Para essa data, porém, já estão agendados os vestibulares de seis universidades. O horário do exame está mantido, com início às 13h. Segundo o ministro da Educação Fernando Haddad, o aluno poderá mudar o local da realização da prova no site do Inep. Após o anúncio, Haddad disse que já está negociando com os reitores das universidades afetadas.

Durante a reunião entre Haddad e Genro, ficou definido como se dará o suporte da Justiça à realização do novo exame. Haddad solicitou a participação da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança na aplicação da nova prova. "O MEC vai contar com o apoio da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal para acompanhar todas as etapas do processo, desde a saída das provas dos cofres do Inep", afirmou o ministro.

De acordo com o MEC, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e a Fundação Cesgranrio serão responsáveis pela impressão, aplicação e correção. Os Correios farão a distribuição dos lotes de exame a todo o país. Já o Exército ficará responsável pela segurança do armazenamento da avaliação.

Universidades - Na data escolhida para a realização do novo Enem já estavam agendados os processos seletivos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). A Unicamp já adiantou que vai descartar a nota do Enem em seu processo seletivo.

Haddad falou sobre os vestibulares que já estão agendados. Segundo ele, o MEC já se reuniu com os reitores das universidades em questão. "Nós contatamos os reitores da UFJF, UFSC e UnB e tivemos, da parte deles, liberação da data do exame", disse. Em seu site, a Uerj afirma que vai apresentar uma nova data para sua segunda fase.

Volta às aulas - Representantes de 55 universidades federais, de 31 instituições federais de ensino e de todas as secretarias estaduais da Educação admitiram adiar o início das aulas do primeiro semestre de 2010, que começariam em março, para poder utilizar a nota do Enem na composição de seus programas de seleção de estudantes. Haddad descartou o atraso no início das aulas. "Vamos acomodar o cronograma e fazer com que os resultados sejam publicados sem prejuízo. Suponho que não será necessário adiar data de início de aula", disse.

O Enem, que deveria ter sido aplicado no domingo, foi adiado depois que o jornal O Estado de S. Paulo denunciou o vazamento da prova ao MEC, na madrugada de quinta-feira.

Por causa do vazamento, o MEC decidiu romper o contrato com o consórcio Connasel, que reúne empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e era responsável pela aplicação da prova. Se a responsabilidade do consórcio pelo vazamento ficar comprovada pelo inquérito policial, as empresas deverão ressarcir o ministério - o prejuízo com a aplicação de um novo exame pode chegar a 34 milhões de reais.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mec-define-novas-datas-enem-5-6-dezembro-503687.shtml

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Suborno?!!!!!! Sindrome da foca.

Já notou o caro leitor que nós temos a mania de subornar nossas diversas geraçoes e que isso não é caso só de terceiro mundo?
Na França, o governo prometeu pagar aos alunos quantias de até R$ 26000,00 para que os mesmos não abandonem as salas de aula, diminuindo a famingerada evasão escolar.
No Rio de Janeiro, os melhores alunos receberão Notebooks por seus desempenhos.

Onde vamos parar? Será que essa geração só entenderá que para fazer algum esforço é preciso uma "sardinha" como as focas do circo aquático?

Pessoal, só a educação liberta! É preciso entender isso.

Obs: Depois não adianta reclamar que os nossos filhos ainda subornam o guarda!

Para o pessoal do Trabalho de campo do 172.

Pessoal, olha aí o que saiu na mídia sobre o nosso trabalho!

http://www.jornalhoje.inf.br/col1.htm

IDH 2009- de acordo com a PNUD

Expectativa de vida de 72,2 anos para os brasileiros.
Melhorar saúde e educação de forma mais significativa.
Cerca de 90% da populção brasileira é alfabetizado.
O país é uma das maiores taxas de emigração e imigração.

PNUD 2009


Nossa distribuição de renda melhorou, mais ainda falta muito para ser considerada ideal. Na foto pessoas no interior de Minas Gerais que pedem dinheiro as margens de rodovias esburacadas.

Saiu nesta segunda o resultado da PNUD 2009, onde o Brasil continua cotado entre as nações mais bem colocadas no ranking IDH (com 0,813 num índice com máxima de 1 e mínima de 0). Porém na América Latina ainda estamos atrás de países como Argentina, Chile, Cuba(principalmente por sua educação e saúde; porém com baixa renda), Venezuela (que pela distorção da variável renda ainda está em nossa frente)e Uruguai. O nosso país melhorou no quesito distribuição de renda, porém ainda precisa melhorar muito em saúde e educação. Noruega, Austrália, Islândia, Canadá e Irlanda figuram entre as nações mais ricas, exatamente nesta ordem. Do lado mais pobre, Ruanda (n°167 do ranking), Mali(178°), Serra Leoa, Afeganistão e Niger(último colocado, n°182 - 0,340).

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Seu mandato central é o combate à pobreza. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países-membros para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a seus recursos humanos, técnicos e financeiros, à cooperação externa e à sua ampla rede de parceiros.

Veja o ranking em : http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3324&lay=pde

sábado, 3 de outubro de 2009

Em São Gonçalo


Os trilhos da antiga rede ferroviária se perdem. Em pleno centro da cidade. Um desperdício que o sucateamento das ferrovias fez com o nosso país e com o nosso dinheiro. E ainda temos que conviver com os constantes engarrafamentos.

Essa semana



Precisamos de qualidade de vida. O transporte é hoje um fator de estresse na maioria das vidas de trabalhadores que diarimente se deslocam pela cidade. A cada dia a quantidade de veículos indivíduais que chegam as ruas aumentam pela facilidade que se tem em obter crédito para compra do mesmo.

Levei cerca de 1 hora para percorrer duas ruas na cidade de Nova Iguaçú, RJ. A cidade tem cerca de 1 milhão de habitantes.
Não tenha dúvida. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro pararão no futuro. Isso é fato. Não haverá rua para tanto carro. São Paulo por exemplo já tem só de automóveis o mesmo total de POPULAÇÃO do Rio. São cerca de 6 milhões de motoristas procurando uma pequena brecha para se locomover; carros que atingem 200km/hora mas que não conseguem passar de 15km/h! E então? Como ficaremos?

Precisamos investir em transporte público de qualidade. Corredores expressos para ônibus a fim de escoar a população de forma eficiente e também de evitar que doenças como o estresse se proliferem.

Prova do Enem para analise.

http://www.enem.inep.gov.br/

2016 II

Não esqueçamos do investimento nas crianças. Os atletas de 2016.

2016




Bom, tenho que falar da vitória do Rio para sediar as olimpíadas. Otimismo tomou conta mesmo, o pessoal foi pra rua, comemorou, Lula, Eduardo, Edson e Cabral choraram. De fato eles deram um exemplo de time, uma equipe liderada para uma vitória que me pareceu certa até demais. Mas tudo bem. Comemorado o fato agora é hora da reflexão.

Precisamos de muito trabalho até 2014 e 2016. O Estado do Rio precisa em primeiro plano tratar da questão da educação. Os professores do Estado tem um piso salarial incrivelmente baixo (um professor recem concursado recebe por mês hoje no Rio o salário de R$540,00, que faz com que a procura pelo cargo seja cada vez menor, inclusive nos vestibulares para a carreira). Já que vamos investir bilhões em desenvolvimento, creio que seria o marco fundamental dessa empreitada investirmos em educação e saúde.
A segurança é outro elemento conflitante. Não podemos jamais pensar em sediar tão importantes competições nos dias de hoje se o simples fato de cruzarmos uma via expressa já nos aterrorizam. Linha vermelha, linha amarela, avenida Brasil e muitas outras são artérias principais para a cidade, e o caso de problemas de segurança terem sido deixados de lado na escolha da cidade me deixam muito mais desconfiado.

Claro que investir também em transportes e inteligência logística, com integrações multi-modais, redução de preços e tempo de translados serão outros desafios muito importantes. Mas creio que resolveremos a tempo, desde que as questões políticas sejam alinhadas e profissionais competentes sejam consultados. Os temos para isso.

Não somos mais o país ou a cidade do futuro. Somos o agora. É preciso agir!

Directo de Cuba


Vivemos numa sociedade de consumo global.Os cubanos também querem ter aparelhos como os nossos. Porém comida também é bem vinda!

Essa semana estive conversando com um colega que passou cerca de um mês em Cuba. Cuba sempre nos coloca uma pulga atrás da orelha quando pensamos ou tentamos imaginar o que ocorre por lá. Eu nunca fui a Cuba, mas atráves de leituras, fuga de atletas, programas e mesmo da imaginação sempre tentei conceber um esquema exemplificativo do lugar.

O amigo a que me refiro me informou que no país ao qual viajou como estudante de intercâmbio, pode notar a necessidade de uma "malandragem" por parte do turista. A situação financeira após o fim da URSS (que abasteceu Cuba com alguma coragem, aviões Antonov, Kalishnikov´s, ideologia e dinheiro) fez com que o país emergisse em um cáos de pobreza e dificuldades. Se você for visitar alguém por lá, o faça na compania de um nativo para poder negociar preços em seu favor. Verdadeira também a fraca infra-estrutura da ilha, que conta com equipamentos em péssimas condições de conservaçao. Falta comida. Existe muita dependência de dinheiro enviado do exterior.

Um trecho da entrevista da primeira blogueira cubana, que inclusive está no Brasil para falar da sua experiência de vida me conclamou a criar mais uma enterpretação conclusiva do país de Fidel. Yoani Sáchez, 34 anos, foi convidada a falar no Senado brasileiro ao lançamento de seu livro De Cuba, com Carinho (Contexto),e comentou que " Quando se trata de Cuba, as estatísticas oficiais divulgadas pelas nossas embaixadas não podem ser levadas a sério. Sou defensora da diplomacia popular, aquela que se inteira da realidade diretamente com o cidadão. Não sou uma analista política. Não sou especialista em nenhum tema. Não sou diplomata. Simplesmente vivo e conheço a realidade do meu país. Aqueles que roubam o estado, que recebem dinheiro enviado por parentes do exterior ou fazem trabalhos ilegais vivem melhor que os demais. Uma pessoa que escreve em um blog pode ser condenada sob a acusação de fazer propaganda inimiga. Os outros países não podem repercutir o clichê de que Cuba é uma ilha de música e rum. É preciso olhar para os cidadãos. Aqui, nós vivemos e morremos todos os dias."(http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/verdade-cubana-502972.shtml)

Fica bem claro que a revolução trouxe ao povo cubano um aumento dos índices de educação e saúde. Isso é um fato inegável. Mas a fuga dos atletas, o depoimento de visitantes, moradores e mídias nos mostram que a realidade do capital prevaleceu, e hoje o maior problema é realmente a falta de espectativa de renda. Isso vem mexendo de mais com a realidade cubana, num mundo cada vez mais global.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Raposa com fome!


A raposa engoliu o Explorer literalmente aqui no blog!

De acordo com os usuários do Geografia atualidade o navegador preferido é o da fundação Mozilla. O Firefox está na versão 3.5 e no meu modo de ver o TV Mozilla tem feito uma grande diferença, já que nele você tem muitos canais nacionais e internacionais (embora nem sempre eles funcionem!), descartando assim a necessidade de se ter uma tv por assinatura. Veja o resultado da votação:

Firefox 63%
Internet explorer 16%
Chrome 11%
Safári 7%
Opera 1%

Votantes: 68

Imagem: Google imagens

ENEM adiado.

Motivo; vazamento da prova. A polícia federal irá apurar o vazamento das questões. A nova deta está contada para 45 dias. Um desperdício de tempo e trabalho de milhões de pessoas país a fora.
Vamos aproveitar esses dias faltantes para apurar a nossa técnica.
A URFJ adiou o seu vestibular também.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Como ocorrem terremotos?

Veja o esquema em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1323826-5602,00-ENTENDA+COMO+OCORREM+OS+TERREMOTOS.html

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sábado e domingo de ENEM




Atenção com os mapas,gráficos e tabelas. Veja com atenção o que diz o título. Note que sempre será pedido a você que analise os maiores ou menores valores, nunca os valores médios. A atenção é o fator principal para a resolução destas questões, que na grande maioria das vezes, com certeza sabemos resolver.