terça-feira, 17 de junho de 2008

183 milhões de brasileiros. 130 milhões de telefones celulares.


Telefones celulares mais modernos tiram fotos, tocam música, fazem contas, são aparelhos de tv e ainda servem para nos comunicarmos!
Grandes fabricantes de celulares comemoram. A venda de telefones cresceram cerca de 25 milhões de unidades desde maio do ano passado. Chegamos em maio deste ano a marca de 130 mlhões de aparelhos em todo o país (sendo o dia das mães um grande responsável por estes resultados). Um número fantástico e também preocupante. Onde estão indo os telefones que descartamos? Estariam eles sendo corretamente manuseados?
Temos que admitir que o celular revolucionou a humanidade, encurtou distâncias comunicativas, evita disperdícios; e depois da redução dos seus preços atingiu as camadas mais pobres da sociedade. Mas também é verdade que com suas campanhas fabulosas na mídia, a moda de sempre querer o aparelho mais moderno vai atendendo bem a demanda capitalista por cada vez mais lucros. A Samsung comemora como nunca a sua presença no mercado brasileiro. A LG cria políticas mais agressivas para a América latina, onde o Brasil é responsável por metade de suas vendas. É o paraíso dos fabricantes da telefonia celular.
Precisamos ficar atentos ao descarte dos antigos aparelhos. Procurar a revendedora e deixar por lá o seu "lixo tecnológico" pode ser uma boa e correta solução ambiental. Vale lembrar que na bateria dos aparelhos existem elementos prejudiciais ao meio ambiente e a nossa saúde.

Nenhum comentário: