domingo, 1 de junho de 2008

Sul da África e África do sul.

A região sul da África passa por maus momentos nesse instante. Específicamente na África do sul, país que já sofreu com o Apartheid (divisão entre negros e brancos) até a década de 1990. Isso ocorre porque o país é hoje a economia mais forte do continente, e embora ainda seja pobre, faz com que seus vizinhos de países ainda menos abastados sintam desejo de migrar para esse suposto "eldorado". Falamos de Zâmbia, Zimbabue e Moçambique, países próximos.
A África do sul (país que sediará a copa do mundo de futebol em 2010) possuí a pouca concentração das indústrias da África. Também enormes jazidas de ouro e diamantes. O sonho de coseguir um emprego e subsequentemente diminuir a fome, faz com que essa região seja um atrativos a população pobre dos outros países. Acontece que dentro da própria África do sul sua população já convive com um índice de 30% de desemprego, uma taxa alta. Conflitos então ocorrem pois esses emigrantes que chegam teoricamente competem pelo mercado de trabalho com os sul-africanos. Tudo vem se agravando com a alta dos preços dos alimentos em todo o mundo. A inflação também aterroriza essa população.
Vemos então que o conflito acontecido nesse mês de Maio que deixou mais de 56 mortos não se trata de xenofobia, mas sim um caso de competição pela sobrevivência.

Nenhum comentário: