domingo, 15 de junho de 2008

Projeções para os BRIC´s.

As exportações de bens de consumo e commodities vão bem, obrigado. Mas a infra-estrutura ajudaria ainda mais o Brasil a atingir seus objetivos.


Brasil, Rússia, Índia e China têm diferentes problemas e soluções a serem considaradas para que possam de fato chegarem a condição de potência mundial. Estudos revelam que todos eles têm potencial de fato para o fazerem, mas mazelas internas ainda são obstáculos.

A China é um país ímpar no globo terrestre. Não existe nada no mundo que possa ser comparado. Um país que abriu sua economia ao mercado mundial, mas que em seu interior não tem sequer liberdade de expressão intelectual. Através das suas Zonas economicas especiais (ZEE´s) atraiu investidores de todo o planeta, desenvolveu suas indústrias, aumenta o seu PIB em cerca de 10% ao ano à três décadas e com isso poluí desordenadamente suas fontes de recursos, usa-as à exaustão, destroí o ar e comete atrocidades com a sua população, que tirando os ricos, tem muita dificuldade para se alimentar. Apesar de ter uma parcela da população bem educada ( já que a política do filho único adotada nos anos 80 fez com que as famílias pudessem dedicar mais recursos aos estudos dos seus filhos), ainda é majoritariamente rural, e nos setores políticos, conta com uma praga que atinge também os outros bric´s, que por aqui chamamos de corrupção.

Na Índia, apesar da liberdade de expressão garantida e de termos um evoluído sistema de comunicação, informática e tecnologia, a enorme parcela miserável é um desafio. São cerca de 600 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais, e que têm ou terão muita dificuldade de se juntarem ao crescimento previsto para os outros setores sociais.

Com o fim da URSS nos anos 90 do século passado, a Rússia assumiu como maior país, os encargos deixados pela antiga federação. Foram anos difíceis após o final do socialismo e o Estado "quebrou" em 1998, dando um verdadeiro "calote" nos credores, o que curiosamente fez com que a recuperação começasse. Foram descobertas enormes jazidas petrolíferas no mar do norte, que hoje bancam a riqueza russa. Surgiram muitos magnatas e a corrupção não deixou de marcar presença nas esferas políticas em geral. O capitalismo se instalou de vez. Grande parte da população ainda não pode e nem vai poder frequentar as badaladas lojas que hoje se situam na Praça Vermelha, nos mercados socialistas que deram lugar a lojas como Adidas, Louis Vuitton, Gucci ou Mc Donalds. A pequena população também é preocupante, tanto que o governo já instituiu políticas à favor do aumento da natalidade.

E o Brasil? Bem, o Brasil tem fatores muito interessantes à seu favor. Possuí um clima maravilhoso, pessoas bem humoradas, instituições financeiras fortes, não tem problemas em conversar e resolver problemas políticos com seus vizinhos. É um grande produtor e exportador de commodities. Possuí uma enorme riqueza chamada água, que será problema crucial no futuro que se aproxima em várias regiões da terra. Queimadas e violência nos envergonham. Temos a biodiversidade que tanto nos enche os olhos, mas, carregamos problemas sérios como a elevada taxação de impostos, falta de infra-estrutura para escoamento da produção, educação deficiente, parcela populacional ainda com fome, apesar das políticas governamentais presentes e da abundância de recursos, distribuição enormemente desigual de renda e alguns mais que por hora não comentarei aqui nesse tópico. Mas são problemas que podemos e devemos resolver.

Creio que num futuro próximo alguns destes problemas estarão sanados. Mas a resolução total é uma conversa mais distante.

Nenhum comentário: