domingo, 1 de junho de 2008

Agricultura familiar- o abastecimento do Brasil.

Em meio à disparada de preços, agricultura familiar sofre com atravessador e desigualdade

Publicada em 31/05/2008 às 15h04m

Globo Online

RIO, SÃO JOÃO (PE) e IPÊ (RS) - Responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, a agricultura familiar também colhe os frutos da disparada nos preços internacionais de grãos. Embalados por um forte aumento do crédito para o setor, os pequenos apostaram em suas lavouras e, agora, estão conseguindo preços um pouco melhores para seus produtos. Mas, para a agricultura familiar, os ganhos com o cenário internacional favorável nem de longe se aproximam do aumento de renda obtido pelo agronegócio, dizem os especialistas. É o que mostra a reportagem de Luciana Rodrigues, Letícia Lins e Higino Barros, publicada no Globo deste domingo.

Dificuldade de acesso ao mercado comprador, ausência de mecanismos para fazer estoques e aguardar picos de preços, barreiras técnicas e de acesso à terra reduzem os ganhos dos pequenos. E, quanto menor e menos organizado o agricultor, mais os lucros ficam na outra ponta da cadeia - ou seja, com o atravessador.

A escala de ganhos reproduz a histórica desigualdade brasileira. No Sul, onde as famílias possuem médias propriedades, formam cooperativas e têm acesso à tecnologia, os ganhos são vistos em carros na garagem; no Nordeste, os pequenos conseguiram feitos mais modestos, como a compra recente de eletrodomésticos.

Nenhum comentário: