sexta-feira, 4 de julho de 2008

As FARC´s podem virar um partido político? E o Comando Vermelho?


Você acredita que as Farc´s se tornem um partido político para disputar as eleições colombianas? E o Comando Vermelho?

A libertação dos quatorze refens, entre eles Ingrid Betancourt, pelo exército colombiano de suas mãos, fez com que as Forças armadas revolucionárias colombianas sejam entendidas como um movimento enfraquecido militarmente, ainda se levando em conta que ele não tem mais o apoio (pelo menos aparentemente) do rico governo venezuelano montado em seu petróleo. O presidente Lula diz que não é necessária luta armada na América Latina para se chegar ao poder, e muitos especialistas, ou palpiteiros, dizem que as FARC´s podem assim como o IRA, podem abandonar suas armas e tornarem-se um partido político de oposição. Será isso possível?
E aqui no Brasil? Principlmente no Rio e em São Paulo, poderiam CV e PCC tornarem-se partidos políticos? Concorrerem ao governo municipal, estadual ou mesmo federal?
As FARC´s na minha pouca mas observadora opinião me parecem uma entidade arrecadadora de fundos,uma empresa, uma alternativa de trabalho explorada por alguns políticos e magnatas que nunca aparecem. O mesmo ocorre com as facções criminosas por aqui pelo nosso território, onde a favelização e a baixa qualificação ou falta de perspectiva de vida empurram uma massa de trabalhadores para a ilegalidade marginal. Não existe vontade de ser político, apenas existe a vontade de se manter na sociedade capitalista, sociedade de consumo, ou seja lá o que for.
Mas seja lá o que for, devemos ter atenção ao que vai ocorrer por lá. E por aqui também.
É sabido que as facções tanto de lá quanto de cá, faziam até mesmo comércio entre sí. Armas, drogas, tudo as ligava ou liga.

Nenhum comentário: