quinta-feira, 3 de julho de 2008

A política da América do sul.


Libertada, a ex candidata colombiana se disse "vinda da pré-história".

Os olhos do mundo estão voltados para o momento político na América do sul. A libertação da ex candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt foi muito comemorada em todo o continente e até mesmo na Europa, um dia após a França assumir a presidência rotativa da UE (Ingrid é colombiana com cidadania francesa e o presidente daquele país vinha tentando negociar a sua libertação).
Junto a Ingrid, outros prisioneiros das FARC´s foram libertados por um grupo de salvamento do exército colombiano. Nesse grupo, o destaque fica por conta de 3 norte-americanos que também estavam em poder dos guerrilheiros narcotraficantes.
A recente crise que quase provocou uma guerra no continente começa porque as FARC´s nitidamente recebiam a ajuda de países vizinhos à Colômbia como a Venezuela e o Equador. A principal bronca do Venezuelano Hugo Chaves com a Colômbia é a interferência geopolítica do governo Norte americano no governo de Álvaro Uribe, presidente colombiano reeleito recentemente. Para Chaves, Uribe é o "papagaio norte americano" em solo sul-americano, e isso é profundamente desagradável ao locutor.
Fato é que os americanos já sabiam da missão de busca realizada ontem. Não me assustaria dizer que eles mesmo a coordenaram e a puseram em prática. Com as tecnologias disponíveis hoje, esse exercício não se torna muito difícil, embora até hoje Osama Bin Laden não tenha sido encontrado no Afeganistão, se é que ele se encontra por lá!
As FARC's (Forças armadas revolucionárias colombianas) são exércitos sem uma causa muito justificável que sobrevivem hoje do contrabando de cocaína, principalmente para os Estados unidos ( e daí vem a maior bronca do governo Bush!). Desde a morte de alguns de seus principais líderes no ínicio do ano e com a apreensão de computadores com importantes arquivos em seus quartéis generais (claro que aí uma justificativa americana) vêm perdendo suas forças e patrocínio. O próprio Hugo Chaves se entrometeu em uma missão para resgatar alguns prisioneiros na selva, mas não obteve sucesso, além de criar um clima ruím com o governo do país vizinho, gerando uma crise diplomática. Após esse incidente, O ditador venezuelano "abandonou" a guerrilha a própria sorte, e ontem, toda a sua estrutura parece ter sido abalada de vez. Porém, ainda existem cerca de 400 prisioneiros em seu poder.Mas isso deve ser por pouco tempo.
Ingrid Betancurt já está indo para a França, rever seus filhos após seis anos de cativeiro na selva. Ela que foi candidata ao governo colombiano, agradeceu a sua libertação junto ao mesmo, falou em entrevista de como foi passar tanto tempo na selva e disse se sentir "vinda da pré- história",chegada a civilização novamente.
Uma importante propaganda política no início da presidência francesa.

Nenhum comentário: