terça-feira, 1 de julho de 2008

França líder da União Européia


Foto tirada em Paris da nova iluminação azul da Torre Eiffel para marcar a presidência francesa da União Européia. A França vai assumir a presidência da União Européia na esperança de empurrar projetos ambiciosos apesar da rejeição da Irlanda ao tratado de reforma do bloco.
Notícia e foto AFP

A União mais bem sucedida de países têm pela frente a tarefa de fazer com que seus membros em totalidade aceitem as mudanças propostas no tratado de Lisboa,coisa que até agora a Irlanda(talvez o país mais bem secedido pela integração do bloco)recusou. O presidente francês, Nicollai Sarkozi, terá uma tarefa árdua, além dos problemas já enfrentados pelo seu país. A questão da imigração ilegal continua sendo pensada por Sarkozi como uma ameaça ao continente. Para ele os mesmos que se encontram na ilegalidade devem ser deportados a seus países de origem. Deve- se ainda criar oportunidades no continente africano de emprego para que os jovens de lá não tentem migrar para a europa. Subsídios à agricultura européia também devem continuar.
Como se vê, tudo deve continuar como antes nesses próximos seis meses de presidência francesa.
E como diria o geógrafo Milton Santos: "não se deve esperar mudanças vindas dos ricos! Somente os pobres terão a capacidade de apresentar novas idéias!"
Que ninguém duvide.

Nenhum comentário: