quinta-feira, 24 de julho de 2008

Poluição

Tentamos culpar os chineses pelo uso de seus recursos em demasia, pela poluição que eles causam... mas se não fossem as empresas ocidentais transferirem a sua produção para lá isso estaria acontecendo?

Veja a matéria:
Meio ambiente
Ocidente polui China, diz estudo

Reuters


Com agência France-Presse

Pelo menos um terço da poluição emitida pela China é de responsabilidade das empresas ocidentais instaladas no país. O dado faz parte de um estudo da Universidade de Leeds, na Inglaterra, publicado nesta quinta-feira na revista britânica Energy Policy. Atualmente, a China é um dos países que mais emitem gases causadores do efeito estufa. O índice de poluição no país oriental praticamente dobrou nos últimos cinco anos. As emissões de CO2 por empresas que exportam para o ocidente aumentaram significativamente, passando de 12% do total das emissões da China em 1987 para 33% em 2005, de acordo com os cálculos do estudo.

O professor da Universidade de Leeds, Klaus Hubacek, explicou que este estudo mostra que o problema da poluição na China não é exclusivo do país, mas sim de todos os outros países que produzem lá. Hubacek salientou que diversos países ocidentais não conseguem cumprir suas metas internas de redução de gases poluentes no meio ambiente e alertou que a situação ficará pior se produzirem estes poluentes fora. Para o professor nem os avanços tecnológicos para conter as emissões podem adiantar no futuro caso a situação não seja controlada hoje. O estudo prevê que a emissão de gases que causam o efeito estufa aumente em pelo menos três vezes até 2030.

Nenhum comentário: