quinta-feira, 24 de julho de 2008

A história do petróleo.


A matriz energética mundial.

O nosso planeta se consolida a 4,6 bilhões de anos aproximadamente. Nesse período geológico grande quantidade de organismos vegetais e animais foram lentamente sendo depositados principalmente nos fundos de lagos e mares. Com calor e por condições de pressão, subsequentes camadas geológicas vão "sufocando" essa matéria orgânica e com as reações termoquímicas esse material se transforma em petróleo, que pode ser óleo ou gás, chamados também de hidrocarbonetos.

Em 1847, um comerciante em Pittsbourg, Pensilvânia, EUA, começou a vender o produto engarrafado para uso como lubrificante. Depois em 1952 um químico descobriu que a destilação do mesmo gerava o querosêne, e com ele poderia subtituir as velas e o óleo de baleia nas lamparinas. O ano de 1859 marca a perfuração do primeiro poço de petróleo, feito pelo Coronél E. Drake, também na Pensilvânia.

Alguns pesquisadores citam que na antiga Babilônia, os tijolos eram assentados com asfalto e betume pelo povo fenício. Dizem que os egípcios usavam-no na construção de pirâmides, que os incas e maias também faziam uso do recurso.

Já o gás natural foi usado pela primeira vez em mais ou menos 1000 A.C pelos chineses, que por meio de tubulações feitas de bambú, utilizaram o gás para queimar e evaporar água salgada, a fim de obter apenas o sal.

Quimicamente falando, petróleo é um composto de carbono(C) e hidrogênio(H), com menores quantidades de oxigênio( O²), nitrogênio(N²) e enxôfre(S).

No século XX, o petróleo modifica completamente a vida da sociedade. Principalmente com a criação da indústria automobilistica e o uso em motores de gasolina e diesel.

Nos anos 1960, o baixo preço impulsionou um consumo desenfreado de petróleo. Aí o recurso mineral passa a ser pensado como uma arma geopolítica. Isso acontece em 1973, quando a guerra do Yom Kipur, divide o mundo entre ocidente e países árabes. O preço do barril do petróleo que era de U$ 3,00 passa a quase U$ 12,00, o que faz com que a busca por novas áreas para exploração e fontes de energia alternativa sejam incentivadas. O Brasil que desde 1953 por exemplo já tinha criado a PETROBRÁS, passa a procurar áreas exploratórias e além disso temos o desenvolvimento do PRO ÁLCOOL, que utiliza o etanol como fonte para movimentar os motores.

Temos então 1973 como o ano do primeiro CHOQUE DO PETRÓLEO.

No final da década de 70 do século passado, uma crise de instabilidade provocou novos aumentos nos preços e uma nova problemática mundial. Em 1979, os aiatolás xiitas tomam o poder no IRÃ. que possuí a segunda maior reserva de óleo do mundo. Acontece a guerra entre o Irã e o Iraque, uma guerra em que os maiores perdedores seriam simplesmente todos os países dependentes das imensas áreas produtoras contidas em ambos os países, e o prejudicado especial de então seriam os Estados Unidos da América. O preço do barril chega a casa dos U$ 39,00.

1979/1980- segundo choque do petróleo.

Hoje vivemos uma realidade aproximada. Porém o problema é o aumento excessivo do uso de petróleo, multiplicado pelo contingente populacional maior e mais consumista. O petróleo continua a ser matriz energética, e isso é um problema para a sociedade.

Poderiamos chamar o momento de "O terceiro choque do petróleo", devido ao seu preço de U$ 140,00 (Julho de 2008).

Nenhum comentário: